9 de jan. de 2017

FBI prende executivo da Volkswagen por acusação de fraude, diz jornal


 O FBI prendeu um executivo da Volkswagen por acusação de conspiração para fraudar os Estados Unidos, segundo reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal New York Times.

Oliver Schmidt, que comandou o departamento de compliance regulatório da empresa nos EUA entre 2014 e março de 2015, foi preso no sábado por investigadores federais norte-americanos na Flórida, de acordo com o jornal, que citou pessoas com conhecimento da questão

A VW admitiu em setembro de 2015 ter instalado um software secreto em 475.000 carros com motores 2.0 a diesel nos EUA para fraudar testes de emissão de poluentes e fazer os modelos parecerem mais limpos. Na verdade, os veículos emitiam poluentes em um nível até 40 vezes acima do permitido pela lei.

A Volkswagen se recusou a comentar a reportagem sobre a prisão.

"A Volkswagen continua a cooperar com o Departamento de Justiça enquanto trabalhamos para resolver as questões pendentes nos Estados Unidos. Não seria apropriado comentar sobre qualquer investigação em andamento ou discutir questões pessoais", afirmou a empresa.

Representantes do FBI não estavam disponíveis de imediato para comentar.

Schmidt deve ser levado a um tribunal de Detroit nesta segunda-feira, de acordo com o NYT.

(Por Gaurika Juneja, em Bangalore, e Edward Taylor, em Frankfurt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.