4 de mai. de 2017

Lava Jato prende ex-gerentes da Petrobras em investigação sobre área de Gás e Energia


 Veículo da Polícia Federal do Rio de Janeiro.
Sergio Moraes

Pedro Fonseca - A Polícia Federal prendeu quatro pessoas, incluindo três ex-gerentes da Petrobras suspeitos de receberam mais de 100 milhões de reais em propina, em uma nova fase da operação Lava Jato deflagrada nesta quinta-feira para investigar irregularidades na área de Gás e Energia da estatal, informaram a PF e o Ministério Público Federal.

As investigações, que contaram com depoimentos de delatores tanto da Petrobras como de empreiteiras que teriam pago os valores ilegais em troca de contratos com a empresa, apontam que as propinas prosseguiram até junho do ano passado, mesmo com a Lava Jato em andamento, de acordo com as autoridades.

Também são investigados operadores financeiros que utilizaram empresas de fachada para intermediar a propina, inclusive fazendo uso de lei recentemente aprovada de repatriação de recursos no exterior para tentar regularizar os recursos, acrescentaram.

"São investigados os crimes de fraude à licitação, corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, em mais de uma dezena de licitações de grande porte da Petrobras, que foram fraudadas pelo grupo criminoso", afirmou o MPF em comunicado.

A PF e o MPF não identificaram de imediato os ex-gerentes da Petrobras presos, nem disseram quem foi a quarta pessoa detida nesta manhã. Além das prisões, o juiz federal do Paraná Sérgio Moro expediu mandados de busca e apreensão e condução coercitiva que foram cumpridos nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Entre os delatores está o ex-gerente de empreendimentos da área de Gás e Energia da estatal petrolífera, Edison Krummenauer, que reconheceu ter recebido aproximadamente 15 milhões de reais de propina nesse esquema, disse o MPF.

“Mais uma vez, observa-se que o esquema criminoso instalado na Petrobras ainda não foi integralmente desfeito, pois a divisão das vantagens ilícitas e os próprios pagamentos de propina continuam a ocorrer mesmo após o desligamento dos agentes públicos da Petrobras, e, pasmem, permanecem ativos mesmo após tanto tempo de investigação”, afirmou o procurador da República Orlando Martello, da força-tarefa da Lava Jato, em comunicado.

A nova fase da Lava Jato, a 40ª etapa da operação, é chamada Asfixia, em referência à tentativa de cessar as fraudes e o desvio de recursos públicos em áreas da Petrobras destinadas a produção, distribuição e comercialização de gás combustível, disse a PF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.