11 de jul. de 2017

Prefeitura de Tarauacá inicia primeira etapa do program "Tabagismo"


Assecom - A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira (10) na Unidade Básica de Saúde 24 de abril, ao Programa "Tabagismo”. O programa atende fumantes que desejam parar de fumar, mas que tem dificuldades em lagar o vício. 

O Programa está sob a supervisão do Coordenador de Atenção Básica, Arione Lessa, que durante o período em que os participantes farão o tratamento, será responsável por palestras e orientações sobre os males, às vezes irreversíveis, causados pela nicotina. 


Para a Secretária Meirivânia Daniel, esse é um programa importantíssimo por ser tratar de uma questão de saúde pública “Milhares de pessoas morrem todo o ano por conta do tabagismo e ás doenças que são desencadeadas pela substância nicótica. Quero dar boas vindas a todos e a todas e dizer que vocês estão dando um grande passo aqui hoje. Só o fato de saírem de suas casas para comparecer a sessão, já demonstra a força de vontade de vocês. Boa sorte” destacou à secretária. 

A primeira turma 2017 terá 12 participantes que foram contemplados com esse programa. O tratamento terá duração de três meses e serão disponibilizados pela Unidade Básica de Saúde medicamentos e cognitivos (Adesivo Transdérmico e Cloridrato de Bupropiona).

Para o enfermeiro e Coordenador Arione Lessa, o Programa está sendo executado nesse primeiro momento apenas na Unidade 24 de abril, mas em breve se estenderá para mais três unidades de saúde do município. 

O Instituto Nacional do Câncer é o órgão responsável pelo Programa Nacional Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS, em parceria com Estados, Municípios e Distrito.

Para o fumante que deseja parar de fumar ser inserido no Programa "TABAGISMO", precisa fazer um cadastro na Unidade de Saúde 24 de Abril e aguardar o resultado de uma análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.