13 de set. de 2017

PF deflagra 4ª fase da Operação Labor e cumpre 37 mandados em Brasileia e Rio Branco


Trata-se de investigação que durou aproximadamente um ano e meio, com mais de 2 mil documentos juntados



Na manhã desta quarta-feira (13), a Polícia Federal deflagrou a 4º Fase da Operação LABOR, denominada DOLOS-APATE, mais de 90 policiais federais estão cumprindo 37 mandados judiciais (31 na cidade de Brasileia e 6 em Rio Branco), sendo sete mandados de prisão preventiva em desfavor de ex-prefeitos dos municípios de Brasiléia e Plácido de Castro; vereadores, ex-vereadores e ex-secretários municipais, além de 14 (quatorze) mandados de busca e apreensão e dezesseis mandados de condução coercitiva. Além disso, foi determinado o afastamento de três vereadores, bem como o bloqueio de contas e sequestro de bens de quatorze investigados.


 Mandados foram cumpridos no início da manhã desta quarta-feira/Foto: Cedida

Entre os mandados cumpridos estão os contra os ex-prefeitos de Brasiléia, Everaldo Gomes e Aldemir Lopes, que são acusados de desvio de verba pública. O objetivo é desarticular uma organização criminosa formada por empresários e agentes políticos suspeitos de atuarem em conluio para fraudar licitações, realizada no primeiro semestre de 2013, que possuía como finalidade a contratação de Empresa para fornecimento de mão de obra terceirizada à Prefeitura Municipal de Brasiléia.

Após a obtenção de êxito na escolha da empresa ligada à organização criminosa, agentes políticos eram responsáveis por realizar empenhos acima do necessário para efetivar os pagamentos dos serviços realizados de fato. A diferença entre o valor empenhado e real valor devido pelos serviços prestados eram sacados por representantes da empresa e entregues, em espécie, a membros do Poder Executivo local, que eram responsáveis por efetivar a distribuição dos valores entre integrantes do próprio Executivo, do Poder Legislativo e de “laranjas” indicados por membros da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.