1 de set. de 2017

Prefeitura de Tarauacá realiza a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde



Assecom - A Prefeitura de Tarauacá por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Conselho Municipal de Saúde está realizando durante todo o dia 31/08, (quinta feira) a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde.

A abertura oficial do evento aconteceu pela manhã no auditório do CEDUP, onde participaram da solenidade de abertura compondo o dispositivo de honra, a prefeita de Tarauacá Marilete Vitorino, a coordenadora de Núcleo de Estado de Educação, professora Francisca Aragão, secretária municipal de saúde, Meirivânia Daniel, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Viana de Souza, diretor de Atenção Básica, Arione Pereira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Benoci Arcanjo e coordenador do Pólo Indígena, Mackenz Oliveira. 


A 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde tem como tema central “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à Proteção e Promoção da Saúde do povo brasileiro”. Divididos em quatro subeixos, que são eles: o lugar da Vigilância em Saúde no SUS; as responsabilidades do Estado e dos Governos; os Saberes, Práticas, Processos de Trabalho e Tecnologias; Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para o enfrentamento das iniquidades.


“A conferência é muito importante, pois traz propostas para fortalecer os programas e ações de vigilância em saúde em nosso município. As idéias vão ser discutidas e encaminhadas para a conferência Estadual. Um dos pontos que defendemos é a integração das ações de vigilância com a rede de atenção básica”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Meirivânia Daniel. 

Explicando ainda que, a etapa municipal terá como objetivo analisar as prioridades constantes no documento orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação da política municipal de atenção integral de vigilância em saúde e encaminhar para o âmbito Estadual e posteriormente Federal. 

A Prefeita Marilete Vitorino destacou: “Durante estes quatro anos eu quero trabalhar junto com vocês. A gente precisa fazer a diferença em Tarauacá. A mudança é muito difícil; Quando existem costumes é difícil a gente mudar, mas se nos unirmos e trabalhar com seriedade e compromisso, a gente muda. A população de Tarauacá precisa estar bem assistida. Estamos longe de chegar na saúde que pretendemos oferecer, mas estamos estudando, planejando e nos esforçando para oferecer uma saúde de qualidade para a nossa população”, pontuou.



A prefeita pediu aos participantes, inteira dedicação aos temas debatidos no Seminário e, principalmente, quando na formulação de propostas que contribuirão para a melhoria da saúde pública no município.

Após os debates, será elaborado documento final e eleição de forma paritária, de delegados que participarão da etapa Estadual. Já o relatório final da conferência conterá as propostas aprovadas pelos grupos de trabalho, devendo conter as diretrizes do município para o fortalecimento dos programas e ações da política municipal de vigilância em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.