16 de nov. de 2017

Tarauacá esta entre os oito municípios aptos a receber verba Federal por estar adimplente - A matéria é da Contilnet


Segundo a AMAC, as cidades inaptas têm restrição no Cadastro Único de Convênios, uma espécie de Serasa das prefeitura

Segundo a AMAC, as cidades inaptas têm restrição no Cadastro Único de Convênios (CAUC), uma espécie de Serasa das prefeituras/Foto: reprodução

Dos 22 municípios do estado do Acre, apenas 8 estão aptos a receberem verbas extras do Governo Federal. A notícia preocupa a Associação dos Municípios do Estado do Acre (Amac) pela aproximação do final de ano, quando literalmente a bancada federal corre juntos aos ministérios atrás de garantir recursos que podem ser utilizados para obras de infraestrutura, investimentos em setores primordiais como saúde e educação.

Os oito municípios que fizeram o dever de casa e conseguiram sair da inadimplência são: Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Porto Walter, Rodrigues Alves, Rio Branco e Tarauacá.

Segundo a AMAC, as cidades inaptas têm restrição no Cadastro Único de Convênios (CAUC), uma espécie de Serasa das prefeituras. O município de Assis Brasil, administrado pelo tucano Antônio Barbosa, o Zum, é líder no ranking de pendências, com oito itens. A prefeitura de Senador Guiomard, administrada por André Maia, vem em segundo lugar, com um total de cinco itens, seguido por Plácido de Castro e Capixaba, com ambos com quatro itens.

Ainda de acordo a AMAC, uma parte do problema se deve à falta de capacidade técnica, mas muitos foram os municípios que chegaram ao fundo do poço. Em Assis Brasil, por exemplo, além de inadimplente, a prefeitura já figura com dois meses de salários atrasados e sem garantia de pagar décimo terceiro em dezembro.

O prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Souza, não está adimplente, como chegou a ser noticiado nos meios de comunicação. A gestão de Gedeon conseguiu negociar dívidas com a Receita Federal e a Eletrobras, mas continua com restrição no CAUC.

Veja abaixo a lista de cidades adimplentes (comprovado) e os municípios com pendencias, de acordo a AMAC. As cidades em negrito estão adimplentes.

N° Município Situação

1 Acrelândia Falta um item
2 Assis Brasil Faltam oito itens
3 Brasileia Comprovado
4 Bujari Faltam dois itens
5 Capixaba Faltam quatro itens
6 Cruzeiro do Sul Comprovado
7 Epitaciolândia Falta um item
8 Feijó Comprovado
9 Jordão Faltam três itens
10 Mâncio Lima Comprovado
11 Manoel Urbano Falta um item
12 Marechal Thaumaturgo Faltam dois itens
13 Plácido de Castro Faltam quatro itens
14 Porto Acre Falta um item
15 Porto Walter Comprovado
16 Rodrigues Alves Comprovado
17 Rio Branco Comprovado
18 Santa Rosa do Purus Falta um item
19 Sena Madureira Falta um item
20 Senador Guiomard Faltam cinco itens
21 Tarauacá Comprovado
22 Xapuri Faltam dois itens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.