31 de jan. de 2018

No Hosmac, servidores protestam por falta de medicamentos e estrutura, e no HC terceirizados com salários atrasados



Luciano Tavares - Não é só a Segurança Pública do Acre que vive à beira de um caos. Na Saúde do Estado é grande o volume de reclamações por atrasos em pagamentos e falta de medicamentos e estrutura para trabalho.

Os casos específicos denunciados nesta segunda-feira, 29, no setor são relacionados ao Hospital das Clínicas e ao Hospital de Saúde Mental do Acre.

No Hosmac, a reclamação é geral. Para denunciar o descaso, os cerca de 45 servidores do hospital realizaram uma manifestação na frente da unidade na manhã desta segunda-feira com apoio dos Sindicatos da Saúde do
Estado e dos Médicos. Os manifestantes ergueram uma faixa com a frase “Salve o Hosmac”.

“Não tem medicamentos. As portas estão sem fechadura. Falta seringa. Realmente a situação é precária”, informou Adailton Cruz, do Sintesac.

O sindicalista denunciou ainda que os trabalhadores terceirizados do Hospital das Clínicas estão sem receber os salários de dezembro do ano passado e por isso há dias resolveram paralisar suas atividades.

Segundo Adailton, a paralisação compromete serviços de limpeza, coleta do lixo e serviços gerais de manutenção.

Sesacre rebate denúncias

O secretário de Saúde, Gemil Júnior, refutou todas as denúncias sobre o Hosmac. Ele vê motivação política na manifestação desta segunda-feira. Gemil Júnior acrescentou que esteve no sábado na unidade entregando medicamentos. O secretário também informou que o prédio da unidade foi reformado recentemente.

“90% é questão política. Eu estive lá e entreguei 50 mil comprimidos e 10 mil ampolas e hoje à tarde vai mais 8 mil comprimidos. Não há possibilidade nenhuma de fechar.

Fizemos uma reforma, pintamos lá na frente. Tem uma estrutura boa.”

Através da assessoria de imprensa da Sesacre, a direção do Hospital das Clínicas afirmou que não há nenhuma paralisação dos terceirizados e por isso não existe prejuízo nos serviços da unidade, o que contraria o que disse o tesoureiro do Sintesac.

A direção do Hospital das Clínicas reconheceu, entretanto, atrasos nos pagamentos e prometeu sanar as dívidas até o final desta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.