31 de jan. de 2018

Opinião temerária culpa imprensa pela violência e “santifica” secretário candidato a vice-governador



Assem Neto - O editorial do Jornal A gazeta desta quarta-feira “santifica” o secretário de Segurança Pública do Acre, para quem a falta de investimentos do governo federal nas fronteiras gera toda a criminalidade no estado. E mais: desmerece e desclassifica indicadores oficiais que robusteceram publicações da BBC Brasil, que aponta Rio Branco uma das capitais brasileiras mais violentas. O texto, oficialesco de dar ânsia de vômito, de uma parcialidade sem limites, omite os investimentos que, por acaso, os governos Lula e Dilma empregaram na proteção da Segurança Nacional a partir das divisas do Acre com  cidades peruanas e bolivianas. Tampouco relata a contrapartida do governo do PT em eventuais programas com esta finalidade – dando a entender que a obrigação por programas desse porte sejam do governo que ascendeu com o naufrágio do PT.

Faz uma comparação ilógica da guerra urbana perdida pelo Governo do Acre com fato isolado, a chacina do último final de semana no Nordeste. Aponta, equivocadamente, a Polícia federal como responsável única e faz um flash back incabível do episódio em que o prefeito petista da capital, cliente do jornal, foi coercitivamente levado a depor sob suspeita de corrupção.

A escolha do “melhor vice do candidato que pode ter seu registro cassado foi ótimo negócio para a imprensa branca.

Somente para ela !

Abaixo, a íntegra do editorial malfadado

IGNORANCIA OU MÁ FÉ

Com muita propriedade, o secretario de Segurança Pública, Emylson Farias apontou as principais causas do aumento da criminalidade no Acre, ou seja, as fronteiras desguarnecidas com os países tidos como maiores produtores e exportadores de drogas e, por conseguinte, o surgimento das facções criminosa.

Ignorar essa realidade como faz a reportagem da BBC Brasil e ignorância ou má fé e ser atropelado pelos fatos, pois enquanto a reportagem apontava Rio Branco como uma das capitais mais violentas, no mesmo final de semana, 38 pessoas morreram em duas chacinas em Fortaleza e a 34 em Natal.

Não adianta tergiversar ou politizar essa questão e o secretario de segurança, com o governador Tião Viana, são muito claros em afirmar que o Governo Federal, a quem cabe a responsabilidade maior de vigiar as fronteiras, não está fazendo a sua parte. Como outros governadores já se manifestarão sobre essa omissão.

Só para citar um exemplo, o que não se entende é por que a Policia Federal, que teria essa incumbência, mobiliza cem, duzentos agentes para fazer uma das tais prisões coercitivas e não dispõem de cem agentes e recursos técnicos para fazer essa prevenção e combate ao narcotráfico aqui no estado. Alias, se entende, mas essa é outra questão. Em resumo essas são as causas e pior seria se o Governo local não estivesse fazendo a sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.