14 de fev. de 2018

Ditador Maduro não é bem vindo na Cúpula das Américas - A reportagem é da Reuters

Países do Grupo de Lima criticam data de eleição presidencial na Venezuela


Marco Aquino - O Grupo de Lima, composto por nações da América Latina mais o Canadá, criticou na terça-feira a decisão do governo da Venezuela de realizar uma eleição presidencial no dia 22 de abril sem chegar a um acordo com uma coalizão da oposição.

O governo socialista da Venezuela estabeleceu a data em 7 de fevereiro, preparando o terreno para a provável reeleição do presidente Nicolás Maduro, apesar de sua impopularidade generalizada e de uma crise econômica devastadora.

Em um comunicado, os 14 países disseram que a eleição não será livre e justa enquanto a Venezuela tiver prisioneiros políticos, a oposição não estiver participando plenamente e venezuelanos no exterior não tiverem permissão para votar, exortando Caracas a apresentar um novo calendário eleitoral.

O comunicado não chegou a dizer que o grupo não reconhecerá os resultados da eleição, mas vários membros, incluindo a Colômbia, vizinha da Venezuela, já o fizeram.

A ministra das Relações Exteriores do Peru, Cayetana Aljovin, também disse em uma coletiva de imprensa que Maduro não será bem-vindo na Cúpula das Américas, que será realizada em Lima nos dias 13 e 14 de abril.

Recentemente o chanceler venezuelano tuitou que Maduro pretendia comparecer à reunião de cúpula. O Grupo de Lima disse em comunicado que respeita a decisão peruana.

O Grupo de Lima também prometeu coordenar esforços para confrontar o êxodo de venezuelanos que está criando pressão nos países da região.

Colômbia e Brasil reforçaram os controles nas fronteiras na semana passada, já que ambos estão tendo que lidar com um influxo crescente de centenas de milhares de imigrantes desesperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.