23 de abr de 2018

54º BIS - AÇÃO HUMANITÁRIA DE RESGATE NA BR 319


Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl - Humaitá (AM) – Nos dias 17 e 18 de abril de 2018, o 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS) alocou meios e pessoal para cumprir uma ação humanitária de resgate de passageiros de ônibus na BR 319, a aproximadamente 320 km do município de Humaitá, AM.

Uma representante da Empresa TRANSBRASIL compareceu ao 54º BIS na tarde do dia 16 de abril de 2018, relatando que um ônibus proveniente de Manaus, AM, com 42 passageiros, estava atolado há 01 (uma) semana na BR 319, devido às péssimas condições de trafegabilidade da rodovia. A 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) prontamente autorizou a execução da ação humanitária.

Tendo em vista os meios civis de socorro terem sido esgotados, o Exército Brasileiro (EB) proporcionou uma “Ação Humanitária de Resgate” aos passageiros, deslocando até o local do incidente os seguintes meios: 02 (duas) viaturas 5 Ton (caminhão) para transporte de pessoal, 01 (uma) viatura 5 Ton (caminhão) para transporte de equipamentos de tração, 01 (uma) viatura ambulância para socorro de algum ferido, e 01 (um) ônibus militar para transporte de pessoal.

Após percorrer 270 Km de estrada em condições precárias, que estavam agravadas pelas últimas chuvas, o comboio militar com uma equipe de saúde, composta por 01 (um) oficial médico, 01 (um) sargento técnico de enfermagem e 01 (um) soldado auxiliar de saúde, e uma equipe de apoio para trabalhos de mecânica e de tração de viaturas atoladas, além da equipe de rancho, encontraram os passageiros por volta das 20:30h do dia 17 de abril de 2018.

Ao encontrar os passageiros, o 54º BIS prestou atendimento médico, forneceu alimentação e água. Logo em seguida, os passageiros foram embarcados em viaturas militares que os levaram para um local mais seguro para o pernoite e prosseguimento ao amanhecer do dia seguinte. O 54º BIS socorreu 27 (vinte e sete) passageiros, tendo em vista que outros já tinham conseguido carona para seguir para os seus destinos.

A chegada dos passageiros ocorreu em 18 de abril de 2018, por volta das 17:00h, na rodoviária de Humaitá, AM. Naquela oportunidade, os passageiros passaram para a responsabilidade da Empresa TRANSBRASIL, que providenciou banho, refeição e ônibus para prosseguirem até Porto Velho, RO.

Exército Brasileiro: Braço forte! MÃO AMIGA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.