8 de mai. de 2018

Falece Zequinha Pinheiro e com ele vai boa parte da história de Tarauacá


 Senhor Zequinha Pinheiro e sua 1ª esposa, a Senhora Marlene
Faleceu hoje em Rio Branco por volta das 00:15 de falência múltipla dos órgãos o Sr. José Pinheiro do Vale, autoridade de uma das maiores famílias tradicionais do município, Sr.  José era mais comumente conhecido por Zequinha Pinheiro

Filho de Urbano Vale e Albia Vale, Zequinha Pinheiro era um atuante político do município, foi Vereador no início daquela Casa em 1963, quando o Prefeito era Américo Figueiredo. Sua irmã é conhecida por ‘Isinha’.

Também foi vice-prefeito no mandato de Tupanir Gaudêncio da Costa aonde chegou a assumir a prefeitura por algum tempo. 

Após, tentou ser Prefeito juntamente com o Zé Simão perdendo a eleição para Raimundo Ramos.

Foi Zequinha Pinheiro que trouxe de São Paulo os cães de caça conhecidos como 'perdigueiros' para o município. Eram cães de ótimo faro que foram se "raceando" com outros e viraram os "paulistas". 


Zequinha Pinheiro também foi neto de político, seu avô era o conhecido Cel. Joaquim Pinheiro Cavalcante dono da fazenda Corcovado, hoje bairro. Foi Prefeito em Tarauacá nos anos 1919/1920, era dono do navio Seringueiro, navio esse que conseguia chegar até o Seringal Alagoas perto do Jordão.

Zequinha Pinheiro deixa 5 filhos e 8 netos.


Zequinha Pinheiro com Garibaldi Brasil. Homem culto, falava seis idiomas. Como fato curioso, podemos citar que foi ele quem sugeriu o nome de Afrodite para a filha do Zequinha Pinheiro.

Um comentário:

  1. Linda e justa homenagem!
    Parabéns pela matéria! 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.