23 de mai. de 2018

Prefeitura de Tarauacá realiza cadastramento de catadores de resíduos sólidos


A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando o cadastramento de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis em atividades no município. O objetivo da ação é aperfeiçoar o gerenciamento dos resíduos sólidos na cidade. Aos interessados, o cadastro é gratuito e pode ser feito até quarta-feira, 23, no prédio da Secretaria.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Deise Figueiredo a inclusão dos catadores de materiais recicláveis é preconizada nas novas políticas de resíduos sólidos. “Neste sentido, é necessário conhecer a situação dos catadores do município, apresentando como é feita a coleta seletiva dos resíduos sólidos secos, mais conhecidos como recicláveis”.

Com apoio da Prefeitura de Tarauacá, está sendo implantada a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tarauacá. A associação será criada com apoio do município que ficará a cargo de sua formação.

Novo projeto, que vai ser implantado funcionará de maneira simples: as pessoas acumulam o material e o ‘Catar’ recolhe nas casas, calçadas, pontos e instituições, para então prensá-lo e comercializá-lo.

Veja a Programação da Associação durante a Semana:

Terça-feira: 23/05- Divulgação na rádio local da criação da associação e dos interesses a realizarem o cadastro de vagas, sendo estes realizados na Assistência social.  

À tarde: Abertura das inscrições para preenchimentos das fichas – Cadastro.

Quarta-feira: 23/05- Palestra para os catadores sobre o que é cooperativa e associação de catadores, orientação da importância deste trabalho para o município, e palestra motivacional catado educador ambiental.

Orientação de matérias, seus valores, suas vendas etc...

Quinta-feira: 24/05- Aula práticas com grupo de catadores, visitas aos maiores geradores de resíduos sólidos, ou seja, comércios, Praças, residências, escolas, secretarias entre outras.

Sexta-feira: 25/05- Reunião com os Secretários para definir as responsabilidades e parcerias com associação dos catadores de Tarauacá.  

Sábado: 26/05- Café da manhã com os catadores.

Vale ressaltar que todo esse curso está sendo ministrado pela Diretora da Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos – CATAR, Itamara Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.