10 de out. de 2018

Irã lança mísseis com inscrição ‘Morte à América’ em ataque noturno contra a Síria



O Irã lançou dia 01/10 uma salva de mísseis com ‘Morte à América’ escrita na fuselagem. A república islâmica atacou militantes apoiados pelos EUA na Síria dizendo que estava punindo a ‘maldade’ do inimigo

O ruído de sabres de Teerã provocou novos medos de uma 3ª Guerra Mundial, quando se lançou contra os interesses americanos na nação sitiada.

As áreas visadas também são apoiadas por potências regionais no leste da Síria.

O ataque da noite foi iniciado pouco antes da meia-noite de ontem e visava as bases dos “terroristas takfiri” acusados ​​de um recente ataque a uma parada militar, disse a Guarda Revolucionária do Irã em um comunicado no site de notícias da poderosa força militar.

A declaração acrescentou: “Nosso punho de ferro está preparado para dar uma resposta decisiva e esmagadora a qualquer maldade e dano dos inimigos.”

A palavra “takfiri” é frequentemente usada pelo Irã para descrever os radicais muçulmanos sunitas, marcando-os como apóstatas. O país é predominantemente muçulmano xiita, o outro ramo principal do Islã.

Em um vídeo chocante compartilhado pela Fars News, uma agência de notícias iraniana, vários mísseis podem ser vistos em um céu escuro.

Mísseis tinham inscrições de ameaças de “Morte à família de Saud”, “Morte à América” ​​e “Morte a Israel” na fuselagem.

Os mísseis balísticos usados ​​no ataque voaram 354 milhas (570 quilômetros) para atingir os alvos, disseram os guardas, acrescentando que eles dispararam um total de seis mísseis contra a Síria vindos do oeste do Irã.

Sete drones também foram usados ​​para bombardear alvos militantes durante o ataque, que mataram vários líderes militantes e destruíram suprimentos e infra-estrutura usada pelo grupo, acrescentaram os Guardas.

A Fars News afirmou que Teerã disparou mísseis Zolfaqar e Qiam, fabricados no Irã.

خبرگزاری فارس

@FarsNews_Agency
 🔴🎥گزارشی از محل شلیک موشک‌های #سپاه علیه تروریست‌ها در #سوریه

12:52 AM - Oct 1, 2018
445
136 people are talking about this
Twitter Ads info and privacy
O ataque acontece depois que a Resistência Nacional de Ahvaz, um movimento separatista árabe do Irã, e o Estado Islâmico reivindicaram a responsabilidade pelo ataque a uma parada militar que ocorreu em 22 de setembro.

Ao todo 25 pessoas, incluindo 12 guardas, foram mortos.

O líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, autoridade máxima do Irã, disse na semana passada que os responsáveis ​​por essas mortes foram pagos pela Arábia Saudita e pelos Emirados Árabes Unidos (EAU), dois aliados importantes dos EUA no Oriente Médio.

O governo do Irã acrescentou que “puniria severamente” aqueles que estavam por trás da violência, uma ameaça renovada na semana passada pelo presidente do Irã, Hassan Rouhani, durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU.

A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos negaram envolvimento no ataque.

Rouhani travou uma guerra de palavras contra o presidente dos EUA, Donald Trump, na reunião anual da Assembléia Geral.

Trump, que desistiu do acordo nuclear com o Irã em maio, argumentando que apenas enriqueceu Teerã, disse que o Irã semeia “caos, morte e destruição”.

Ele acrescentou: “Eles não respeitam vizinhos ou fronteiras de soberania das nações.

“Eles enriquecem e espalham o caos pelo Oriente Médio e muito além”.

E o conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton, advertiu que Washington está observando de perto o comportamento do Irã.

Ele disse: “Deixe minha mensagem hoje ser clara: nós estamos acompanhando, e nós iremos atrás de vocês”.

E falando diretamente aos clérigos do país, ele os incitou a não “cruzar nossos aliados ou nossos parceiros”, a menos que eles não queiram enfrentar consequências severas.

“De fato haverá inferno para pagar.”


FONTE: Daily Express/ Al Jazeera English

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.