15 de fev. de 2019

Saab negocia segundo lote de caças Gripen E com o Brasil

                           FONTE: FlightGlobal
Saab Gripen E 39-9, segundo avião de testes, decolando para o primeiro voo

A Saab continua a progredir bastante com seu programa Gripen E, com o executivo-chefe Hakan Buskhe revelando que lançou a produção em série do caça no início deste ano.

Falando durante uma apresentação anual de resultados em 15 de fevereiro, Buskhe disse que o avanço do programa foi feito “na primeira semana de janeiro”. A Saab está sob contrato para produzir 60 exemplos do tipo de nova geração para a Força Aérea Sueca e 36 exemplos de modelos E/F em parceria com a Embraer para o Brasil.

Após as primeiras entregas agendadas para ambos os clientes antes do final do ano, espera-se que o Gripen E esteja disponível para uso na Suécia a partir de 2021, de acordo com a administração do material de defesa FMV de Estocolmo. A capacidade operacional inicial foi definida anteriormente para 2023.

Enquanto isso, Buskhe confirma: “Estamos discutindo um novo lote para o Brasil”, e sugere que a aquisição subseqüente possa ser feita por volta de 2021 ou 2022. O comandante da Força Aérea Sueca também indicou recentemente o interesse de seu serviço em potencialmente adquirir outro lote de 60 do tipo, ele observa.

Outras oportunidades de exportação também estão sendo observadas pelo caça monomotor. “Acabamos de entregar nossa proposta à Suíça e Finlândia, e estamos em discussão com o Canadá”, disse Buskhe. A Saab também está olhando para as exigências da Croácia, ele confirma, depois que a planejada aquisição de Lockheed Martin F-16s colapsou recentemente.

A proposta da Saab para a Finlândia totaliza 64 Gripen E/Fs, enquanto a Suíça está sendo oferecida 30 ou 40 exemplares de assento único. As decisões de aquisições de ambas as nações são esperadas por volta de 2021.

Respondendo a uma pergunta sobre a disposição da empresa sueca de colaborar em futuros programas europeus de aviões de combate, Buskhe diz que até agora não viu detalhes sobre um projeto franco-alemão recém-lançado. No entanto, ele confirma que teve “discussões muito proveitosas com o Reino Unido e parceiros” sobre o conceito Tempest.

Primeiro Gripen brasileiro em montagem final na Suécia


 Visão em corte dos principais sistemas do caça Gripen E (clique na imagem para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.