20 de mai. de 2019

Modelo que coloca preso de SC para trabalhar é reconhecido como referência por Sergio Moro

ndmais.com.br/Altair Magagnin -  modelo catarinense que coloca os presos para trabalhar foi reconhecido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, como referência.
Nesta semana, representantes dos Estados de Acre, Alagoas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rondônia, além do Distrito Federal, visitaram as unidades de Chapecó e São Cristóvão do Sul.

Em Santa Catarina, o modelo é estratégia de segurança e possibilidade de reabilitação social – ao oferecer estudo e trabalho nas penitenciárias, por meio de convênios com empresas. Também é uma forma de o interno custear a despesa que o Estado tem enquanto ele está recluso.

“Santa Catarina se tornou um paradigma e queremos que isso seja multiplicado. A ideia do Depen é estender as boas práticas realizadas em Santa Catarina para as outras unidades da federação.”

José Fernando Vazquez, coordenador de Trabalho e Renda do Depen (Departamento Penitenciário Nacional)

Santa Catarina se tornou uma referência na oferta de trabalho basicamente por dois motivos: o primeiro deles é que a atividade disponibilizada exige mão de obra qualificada, ou seja, o interno recebe uma capacitação e pode exercer uma profissão quando ganhar a liberdade. O outro motivo é que 25% do salário do preso é destinado ao Fundo Rotativo da unidade. Esse Fundo Rotativo é usado para  a realização de melhorias na penitenciária”

Leandro Lima, secretário da Justiça e Cidadania de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.