18 de jul. de 2019

Chefe do Comando Sul dos EUA recebe Chefe do EMCFA

O Brigadeiro Raul Botelho, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Brasil, visitou a sede do Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM) em Miami


Guilherme Wiltgen  - O chefe militar do Brasil reuniu-se com o almirante americano Craig Faller, comandante do SOUTHCOM e outros líderes de comando e especialistas para discutir o aprofundamento e expansão dos laços de cooperação de defesa entre as duas maiores democracias do hemisfério ocidental.

As forças armadas dos EUA e do Brasil gozam de laços de longa data e a cooperação de defesa entre elas inclui uma ampla gama de atividades de parceria, como exercícios, treinamento, combate à proliferação e combate ao narcotráfico, assistência humanitária, visitas recíprocas, intercâmbio de pessoal e compartilhamento de informação e especialização.

Em março, o Brasil assinou uma declaração de parceria com a Guarda Nacional de Nova York, juntando-se as mais de 80 nações participantes do Programa de Parceria do Estado com os EUA.

“Tenho o prazer de receber o Brigadeiro Botelho no SOUTHCOM”, disse Faller. “O Brasil é um parceiro confiável. Esta visita ajuda nossos países a darem outro passo importante no avanço de nosso relacionamento militar e expandir a parceria de defesa para apoiar as metas que compartilhamos como vizinhos comprometidos em trabalhar juntos por uma região segura, estável e pacífica”.

As contribuições do Brasil para a segurança global datam de mais de um século, quando as forças armadas do país conduziram operações de escolta e patrulhas de segurança com nações aliadas durante a Primeira Guerra Mundial. O Brasil também apoiou operações navais aliadas no Atlântico e enviou uma força expedicionária à Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Hoje, o legado das forças armadas brasileiras como um parceiro de segurança comprometido, continua a crescer à medida que assumem novos papéis de liderança, promovendo a cooperação em segurança, fortalecendo a capacidade regional e apoiando a segurança e a estabilidade no hemisfério ocidental e em outras regiões, como o continente africano.

Em fevereiro, a Marinha do Brasil recebeu médicos da Marinha dos EUA durante uma missão médica ribeirinha de um mês, a bordo de um navio-hospital da Marinha do Brasil. A missão ajudou os médicos a adquirirem uma experiência inestimável e especialização em medicina tropical, bem como o tratamento de pacientes em condições austeras exclusivas da Amazônia. Nossas equipes médicas também puderam utilizar e compartilhar conhecimentos sobre o uso de novas tecnologias médicas, pois colaboraram para cuidar e tratar mais de 800 pacientes.

O Brasil ajudou a fornecer assistência médica aos pacientes quando o navio-hospital da Marinha dos EUA, USNS Comfort, foi implantado na região em 2018 e está apoiando a missão atual do navio, que concluiu paradas no Equador e no Peru.

Botelho, o primeiro Brigadeiro da Força Aérea Brasileira a assumir funções como chefe do EMCFA, retornou ao SOUTHCOM depois de visitar o comando em 2016 para discutir a cooperação bilateral entre as forças aéreas dos EUA e do Brasil.

Este ano, o Brasil sediará as fases atlântica e anfíbia do UNITAS, o mais antigo exercício de segurança marítima multinacional do mundo. O Brasil esteve entre as nove nações que participaram da primeira iteração do exercício em 1960.

O SOUTHCOM é um dos seis comandos unificados com foco geográfico do país, responsável pelas operações militares americanas no Caribe, América Central e América do Sul, bem como pela cooperação de segurança com as forças de defesa e segurança pública na região.

FONTE E FOTO: Southcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.