3 de jul. de 2019

Vai viajar em julho? Confira os eventos que movimentarão o mês pelo país


De festas julinas aos eventos gastronômicos, julho chega repleto de opções para quem vai curtir as férias do meio de ano


Balneário Cambori (SC) recebe 10ª edição do evento Balneário Saboroso  Foto: Daniel Vianna/MTur
Ministério do Turismo/Geraldo Gurgel - Uma das características do mês de julho é que as festas juninas não param e ganham a versão “julina” para quem vai continuar aproveitando as homenagens aos santos do mês anterior: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Se o seu destino é o Nordeste, Campina Grande (PB), continua em festa, até domingo (07), fazendo jus à fama de realizar o maior São João do Mundo. Até lá o Arraial de Belo Horizonte (MG), na Praça da Estação, oferece uma experiência completa: música, dança e gastronomia.  Entre os 359 eventos cadastrados no mês de julho no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, 18 são festas “julinas”.

“O Calendário Nacional de Eventos é fundamental para ampliar a oferta turística em todas as regiões do Brasil e movimentar o turismo doméstico e internacional. O nosso objetivo é divulgar os eventos turísticos brasileiros, agregando valor à imagem dos nossos destinos. Além disso, o calendário é uma ferramenta de consulta que contém informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil que possam ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens”, disse o ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Muitos eventos aguçam o paladar para atrair fluxo turístico aos destinos, dinamizando a oferta turística. São 50 festivais gastronômicos, entre eles, o 10º Balneário Saboroso, em Balneário Camboriú (SC), onde o turista tem opção de frequentar mais de 30 restaurantes com menus exclusivos ao longo do mês. Outros 122 eventos celebram o frio, como o 25º Festival de Inverno de Arte e Cultura de Poços de Caldas (MG), de 6 a 21 de julho. Em Ouro Preto e Mariana, cidades históricas mineiras, o inverno é celebrado com muita festa, comida e arte de 8 a 28 de julho. Já o verão amazônico é comemorado em diferentes destinos do Norte, como Soure (PA), que realiza o 36º Festival de Verão, na Ilha de Marajó.

O bom queijo, o tradicional café e a saborosa cachaça são três paixões dos mineiros em um único local e os principais ingredientes do 2º Festival Queijo, Café e Cachaça de Caxambu (MG), entre os dias 19 e 21 de julho. A programação conta com palestras, demonstrações, degustações, exposições e shows. O evento vai reunir os principais produtores, expositores, especialistas e curadores das três atividades que diversificam a oferta turística de Minas Gerais.

Entre as grandes festas de julho, a 26ª Festitália, de 12 a 21, em Blumenau (SC) reúne música e gastronomia típica, apresentações culturais e shows. A programação do evento resgata a cultura italiana ao longo de 10 dias, no Parque Vila Germânica. Durante o festival gastronômico e cultural as maiores atrações são os pratos típicos e as apresentações de grupos folclóricos, cantores e conjuntos musicais.

Entre os dias 6 e 14 de julho, Cáceres (MT), realiza a 38ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva, no rio Paraguai, considerado o maior festival de pesca em água doce do Brasil. Além dos aspectos turísticos, culturais e esportivos, o festival aumenta o número de postos de trabalho, distribui renda de forma mais equitativa e coloca em evidência, no âmbito nacional e internacional, um destino turístico rico em diversidade, cultural, ambiental e social. O Evento contempla uma feira de negócios com produtos náuticos, de pesca, de ecoturismo, da agricultura familiar, do artesanato e da gastronômica regional, além de shows culturais.

Na segunda semana de julho, de 11 a 14, será realizado o tradicional Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas, em Chapada Gaúcha (MG). Além de divulgar e conservar as tradições dos povos do sertão, suas comidas típicas, danças de rodas e artesanatos, tem o "Caminho do Sertão". A trilha ecológica e literária, de Sagarana até o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, tem 187 km e é feita a pé, seguindo o caminho percorrido pelo escritor Guimarães Rosa.

CALENDÁRIO DE EVENTOS - As informações contidas no calendário são coletadas de forma colaborativa, majoritariamente com o apoio das secretarias estaduais e municipais de turismo. Para cadastrar um evento, entre no site do Calendário Nacional de Eventos. Em caso de dúvidas, verifique o Manual de Preenchimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.