23 de ago. de 2019

6º Batalhão de Engenharia de Construção inicia trabalho inovador com tecnologia israelense de geocélulas


Luiz Padilha  - Atalaia do Norte (AM) – No dia 20 de agosto, a equipe do Destacamento Estirão do Equador do 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC) iniciou o lançamento de geocélulas na estrada de 7 km que liga o 4º Pelotão Especial de Fronteira (PEF), unidade subordinada ao Comando de Fronteira Solimões e 8º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Front Solimões/8º BIS) à pista de pouso. Essa tecnologia, de origem israelense, visa permitir o tráfego em locais pantanosos, com alta umidade e solos moles e será aplicada nos pontos críticos da estrada, perfazendo uma extensão total de 1.200m. A solução permite a trafegabilidade na estrada durante todo o ano, contribuindo para a melhoria da logística ao PEF e à comunidade de Estirão do Equador.



Essa é a primeira experiência de emprego da geocélula com essa finalidade na região amazônica e tem uma durabilidade estimada de 10 anos. Após o lançamento da geocélula, ela é preenchida com areia ou material granular, criando uma espécie de “colchão” que melhora a capacidade de carga dos solos moles e proporciona um sistema de drenagem eficiente para águas pluviais, neutralizando a criação de atoleiros durante o período de inverno.


Nesse trabalho, o 6º BEC emprega um efetivo de 39 militares e 01 servidor civil, empregando viaturas e equipamentos da Aeronáutica de forma compartilhada, num esforço conjunto para atender a necessidade de melhorar a infraestrutura que atende o PEF e a Comunidade local.


Fonte: 6º BEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.