19 de ago. de 2019

UNITAS LANT/Amphibious LX 2019 – Cerimônia de abertura


Hoje pela manhã ocorreu a abertura oficial da UNITAS LANT/Amphibious 2019 na Base Naval do Rio de Janeiro



Luiz Padilha - Militares dos paises participantes estavam formados aguardando a chegada do Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil, AE Leonardo Puntel e do Comandante do US Southern Command, AE Craig S. Faller, e demais oficiais para o início da cerimônia de abertura da UNITAS LANT/Amphibious LX 2019.


O AE Faller iniciou seu discurso dando bom dia a todos e em seguida puxou um grito de “Hurra” para a tropa ali formada. Faller pediu que todos os participantes desta edição da Unitas aproveitassem ao máximo a experiência, pois ela irá enriquecer a todos e prepará-los para as ameaças que ainda não chegaram, mas que certamente virão.

Ele enalteceu a parceria entre a US Navy e a Marinha do Brasil, uma parceria de anos e que só aumenta, com os diversos intercâmbios entre membros de ambas as Marinhas.


Em seguida o AE Puntel agradeceu e corroborou as palavras do AE Faller, dando as boas vindas a todos os participantes das 13 nações que irão engrandecer esta edição da UNITAS 2019. Após os discursos foi feita a foto oficial desta edição.


Coletiva
Durante a coletiva de imprensa realizada após a cerimônia de abertura, o CA Luiz Roberto Cavalcanti Valicente, comandante da 2ª Divisão da Esquadra, presidiu a mesa com a presença de membros do staff da DIV-2 e do Comandante Thomas Myers, da US Navy, e do Coronel Robert T. Meade, do Marine Corps.


Na oportunidade o CA Valicente agradeceu a presença da mídia ao evento e respondendo sobre a importância da interoperalidade, destacou a participação das nações nesta edição como fundamental para a continuidade da interoperalidade, algo que já vem sendo foco de edições anteriores da UNITAS e de outros exercícios nos quais a Marinha do Brasil participa.

O Comandante Myers, endossando as palavras do CA Valicente, enalteceu a organização do exercício, destacando que a interoperalidade é crucial, caso seja necessário a atuação conjunta entre as nações, e que a UNITAS tem um papel importantíssimo para isso.

Um repórter perguntou por que a Venezuela não havia sido convidada, e o CA Valicente respondeu informando que nem todos os paises aceitam participar, mas que os convites são feitos. No caso específico da Venezuela, ele não soube informar o motivo dela não estar presente, mas destacou as operações entre as Marinhas do Brasil e da Venezuela, chamada VENBRAS.

Comandante Thomas Myers

O DAN esteve presente e perguntou a todos da mesa, se haveria a mescla de fuzileiros entre os navios ARA Bahia San Blás, NDM Bahia e USS Carter Hall. O CA Valicente respondeu que o exercício busca justamente essa interação entre os militares e suas diferentes culturas, onde justamente a amizade que surge entre eles, irá fazer com que o resultado operacional do exercício seja melhor. Os fuzileiros serão divididos e terão fuzileiros americanos nos navios brasileiros como também terão fuzileiros brasileiros embarcados nos navios americano e argentino.

CA Luiz Roberto Cavalcanti Valicente

Sobre o exercício, a parte da ajuda humanitária, que será foco da parte Ampibious, ele informou que só durante o exercício é que eles saberão que tipo de situação se apresentará, para que eles possam atuar. E assim se encerrou a coletiva deste primeiro dia de UNITAS LANT/Amphibious 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.