4 de set. de 2019

Aprovado fim da imunidade parlamentar na Ucrânia

                          Direitos  Reuters


Ricardo Figueira  - Na Ucrânia, os deputados podem, em breve, vir a ser responsabilizados por atos criminais, sem estarem protegidos pela imunidade. O parlamento aprovou a medida, que vai ainda precisar do aval das autoridades judiciais. É uma vitória para o presidente Volodymyr Zelenskiy.

"Se um deputado atropelar alguém, se encobrir certas práticas ou se cometer qualquer outro ato criminoso - tem de ser levado à justiça. O parlamento é um órgão legislativo, não é um abrigo para alguém se proteger da justiça durante cinco anos", disse o chefe de Estado num discurso no hemiciclo.

O projeto foi aprovado com uma forte maioria e apenas três abstenções e 28 não-participações, as dos deputados da plataforma "Pela Vida", uma das forças de oposição a Zelenskiy. Estes deputados consideram a lei injusta, porque prevê o fim da imunidade para os deputados, mas não para o presidente nem para os juízes.

Zelenskiy derrotou o antecessor Petro Poroshenko nas eleições desta primavera com a promessa de lutar contra a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.