19 de nov. de 2019

Gladson Cameli e Sérgio Moro entregam 127 novas viaturas para as forças de segurança no Acre

Secretário Nacional de Segurança, Guilherme Theophilo, também esteve presente na solenidade em frente ao Palácio Rio Branco
Ministro inspecionou novas viaturas adquiridas pelo Estado Foto: Júnior Aguiar


Resley Saab   - O Governo Federal selou um pacto com o Governo do Estado do Acre pela proteção das fronteiras do estado do narcotráfico e do contrabando de armas e outros crimes de descaminho. Na solenidade oficial de entrega das 127 novas viaturas para as forças de segurança, em frente ao Palácio Rio Branco, o ministro Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, reafirmou que a política de combate aos crimes transfronteiriços do governo Bolsonaro será “dura, firme e com estratégias” voltadas para impedir o fluxo das organizações criminosas que utilizam as divisas do Brasil com a Bolívia e o Peru, para injetar entorpecentes, sobretudo a cocaína, em território nacional pelo Acre.


“O crime organizado é uma das nossas maiores preocupações e temos trabalhado para que os governos estaduais tenham a melhor estrutura de segurança. A palavra principal é ‘integração’. Precisamos estar juntos porque os recursos são escassos. Mas não podemos trabalhar sozinhos. Precisamos melhorar a segurança das nossas fronteiras, locais onde as culturas se encontram e as pessoas compartilham vivências, mas também que são usados por criminosos que veem uma oportunidade para as suas práticas”, afirmou o ministro Moro.

Acompanhados do governador Gladson Cameli, do vice-governador, Major Rocha, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, Paulo César da Rocha dos Santos, Sergio Moro e o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, inspecionaram as novas viaturas, que foram adquiridas graças a emendas da bancada acreana em Brasília ainda em 2017, quando do Congresso faziam parte o então senador Gladson Cameli e o então deputado federal Major Rocha, hoje o governador e o vice-governador, respectivamente.

Foi uma solenidade memorável para o povo do Acre, sobretudo, às pessoas que simpatizam com as ações de Moro quando ainda este ainda era juiz da operação Lava-Jato. Aos gritos de
‘Moro, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!’, os manifestantes foram correspondidos prontamente com a ida do ministro até eles, quebrando parte do protocolo. “Agradeço a acolhida, a hospitalidade e a simpatia do povo do Acre, que nos indica que estamos no caminho certo”, frisou o ministro, logo depois.

Na solenidade, o vice-governador Major Rocha, originário das fileiras da Polícia Militar do Estado do Acre, fez a fala principal do Executivo estadual. Ele fez um retrospecto do que eram as forças de segurança e como hoje elas estão sendo tratadas, com dignidade e respeito.


Populares compareceram ao evento para prestigiar ministro da Justiça e Segurança Pública Foto: Júnior Aguiar

“Nosso estado era o segundo mais violento do país e tínhamos Rio Branco como a capital que liderava os índices de mortes violentas. Faltavam fardamentos e as viaturas estavam, em sua maioria, quebradas. Hoje, vivemos outros tempo. Vivendo a entrega do maior número de viaturas da história do Acre e agradecidos pelo apoio fundamental do Governo Federal”, destacou Rocha.

As viaturas entregues foram compradas por meio de um aporte de R$ 14 milhões a um custo médio de R$ 140 mil por unidade. Elas servirão à Polícia Civil, à Polícia Militar do Estado do Acre, Batalhão de Operações Especiais da PM, ao Corpo de Bombeiros e ao Grupo Especial de Fronteiras, o Gefron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.