25 de jan. de 2020

OGMA inicia fabricação dos componentes do primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa


Guilherme Wiltgen - A primeira de cinco aeronaves Embraer KC-390 que vão equipar a frota da Força Aérea Portuguesa começou a ser construída em solo português. A OGMA, Indústria Aeronáutica de Portugal, anunciou nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro, que acaba de finalizar a produção do primeiro painel que vai integrar a fuselagem desta aeronave de transporte multimissão. Este importante componente foi mostrado ao Chefe do Estado Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, numa recente visita às instalações da empresa, em Alverca do Ribatejo, a poucos quilômetros de Lisboa.

No âmbito do programa KC-390, a OGMA tem a seu cargo a fabricação da fuselagem central e montagem dos sponsons direito e esquerdo (conjuntos com cerca de 12 metros de dimensão que compõem a carenagem do compartimento do trem de pouso) bem como dos lemes de profundidade. Estas peças são fabricadas em material compósito e ligas metálicas.

Nas instalações da OGMA em Alverca, são produzidos os 10 painéis que constituem a fuselagem central do avião, as carenagens do trem de pouso (sponsons) bem como os painéis em compósito que formam o seu revestimento. O transporte destes componentes exige uma operação de logística e de transporte excepcional, com os componentes estruturais de maior envergadura transportados em caminhões especiais até ao Porto de Lisboa, seguido por via marítima rumo ao Brasil, com destino à fábrica da Embraer, localizada em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo.


O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte multimissão desenvolvida pela Embraer, preparada para responder às mais variadas missões, como busca e salvamento, transporte e lançamento de cargas e tropas, combate a incêndios, reabastecimento em voo e evacuação médica, com capacidade de operar inclusive em pistas semi-preparadas.

Este é um dos projetos mais ambiciosos da Embraer e tem Portugal como maior parceiro internacional. O envolvimento da OGMA no KC-390 iniciou-se ainda na fase de planeamento e concepção da aeronave, numa relação de parceria e de proximidade com a Embraer.


A empresa portuguesa participou na fase inicial do Desenvolvimento do Produto (‘Joint Definition Phase’) e no desenvolvimento e gestão de uma cadeia de fornecimento sustentada, competitiva e flexível, preferencialmente nacional. No início de 2017 a OGMA iniciou a entrega dos componentes destinados à primeira aeronave de série de um conjunto de 28 destinadas à Força Aérea Brasileira.

FONTE: NewsAvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.