18 de fev. de 2020

Forças Armadas celebram 75 anos da Tomada de Monte Castelo e homenageiam Expedicionários




Com intuito de manter viva o legado de nossos combatentes que lutaram contra no Nazi-Fascismo, nos campos da Itália, o Comando do 4º Distrito Naval (Com 4° DN), o Comando Militar do Norte (CMN), e a Ala 9 promovem, no dia 19 de fevereiro, solenidade em alusão aos 75 anos da Tomada de Monte Castelo, ocorrida em 21 de fevereiro de 1945.


Os grandes heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), nossos esternos “Pracinhas”, serão homenageados pelo fim do combate entre os Aliados e o Eixo, de uma das mais importantes batalhas em que participaram brasileiros na Segunda Guerra Mundial.

A conquista

A rotina dos militares brasileiros vinha marcada por combates extenuantes e adversidades causadas pelo rigoroso inverno europeu. Após quatro tentativas sem sucesso para conquistar Monte Castelo, os pracinhas, como são conhecidos os militares da FEB, mudaram a estratégia de guerra e conquistaram a área.

Monte Castelo foi mais que uma grande batalha vencida, pois representa, ainda hoje, a força, a garra e a coragem do povo brasileiro, na construção de paradigmas para toda a humanidade. A vitória foi a prova da eficácia dos brasileiros na Itália na II Guerra Mundial e foi estratégico para a sequência da campanha dos aliados e derrota dos nazistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.