7 de fev. de 2020

Nasa escolhe modelo brasileiro como novo sistema de previsão do tempo


 Marcelo Barros - Previsão do tempo brasileira vai parar na Nasa Imagem: Divulgação

Um novo modelo de previsão do tempo, muito mais preciso e confiável, foi escolhido pela Nasa para substituir desde 30 de janeiro deste ano o antigo sistema de meteorologia da agência especial norte-americano, o Nasa Geos. Batizado de GF, ele foi criado por uma equipe de brasileiros e norte-americanos liderada pelo físico goiano Saulo Freitas, pesquisador no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Segundo Freitas, o novo modelo levou três anos para ser desenvolvido e aperfeiçoa “substancialmente” o atual sistema por analisar o desenvolvimento das nuvens, a formação das gotículas de água e, posteriormente, a chuva.

“Conseguimos aprimorar a física para ganhar mais confiança, principalmente em previsões de curto prazo, conseguindo uma antecedência maior. Pode ser 10% ou até 30% mais eficaz, depende das condições. Então foi possível construir um modelo matemático colocado dentro do sistema complexo da Nasa”.

Para Freitas, o processo mais confiável deve auxiliar o agronegócio, ajudando no planejamento do plantio e da colheita, e também na prevenção de desastres naturais em grandes centros, indicando quando rio e encostas podem inundar. É possível aprimorar aspectos relacionados à temperatura, umidade e mudança de ventos.

O físico mora nos Estados Unidos desde 2016 e, desde então, colabora com a Nasa, em uma parceria com o INPE. De acordo com ele, a implantação do sistema no Brasil é uma próxima etapa do projeto, que ainda não tem data para acontecer —também por falta de interesse.

Fonte: Tilt UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.