27 de fev. de 2020

Naval Group entrega 1º lote de torpedos F21 para a Marinha do Brasil



Xavier Vavasseur - O anúncio foi feito durante a conferência de imprensa sobre os ganhos anuais da empresa em 21 de fevereiro de 2020. Um lote inicial de 6 torpedos foi entregue à Marinha Francesa em novembro de 2019.

Cerimônia de entrega do primeiro lote de (6) torpedos pesados ​​F21 para a Marinha Francesa em novembro de 2019, na fábrica de torpedos do Grupo Naval em St Tropez.

Outro lote de torpedos F21 foi entregue à Marinha do Brasil em janeiro deste ano. O número exato de torpedos não foi divulgado. O Brasil é o primeiro cliente de exportação do F21, que será instalado a bordo dos novos submarinos da classe Riacuelo.




Na marinha francesa, o F21 está programado para substituir o envelhecido F17. O F21 será instalado a bordo da frota SSBN da classe Le Triomphant, o novo SSN do tipo Barracuda (classe Suffren) e mais adiante, a futura frota SSBN conhecida como “SNLE 3G”. Vários SSNs atuais da classe Rubis receberão o novo torpedo, já que pelo menos um submarino da classe foi usado para realizar testes de validação e qualificação do F21 nos últimos anos. O requisito inicial da Marinha Francesa é para 93 torpedos pesados F21, que serão conhecidos como “Artémis” na MN.

F21 para a Grécia e a Índia?
O Naval Group também procura fornecer seu torpedo pesado F21 para a Marinha Helênica, que precisa equipar sua frota de quatro submarinos Tipo 214 e um Tipo 209. A necessidade é de torpedos pesados ​​de 36×21 polegadas (533 mm) para substituir os antigos SUT Mod0 e SST-4. Um concurso internacional deve ser lançado pelo MOD grego este ano.


Também existe um requisito de torpedo pesado na Índia, para os seis submarinos da marinha indiana da classe Scorpene. O Ministério da Defesa da Índia emitiu uma licitação em junho de 2019 para a aquisição de cerca de 100 torpedos pesados.

De acordo com o Naval Group, o F21 apresenta desempenhos excepcionais, cumprindo os rigorosos requisitos da Marinha Francesa: modo autoguiado avançado, capacidade de águas rasas e confinadas, resistência de contramedidas de última geração e conformidade com as normas de segurança de submarinos nucleares. Graças à sua inteligência, alcance e poder de fogo, oferece à marinha uma vantagem tática incomparável, aumentando o espectro de cenários operacionais.



O F21 tem um diâmetro padrão da OTAN (533 mm), um comprimento de 6 metros e pesa 1.550 kg. Tem uma velocidade superior a 50 nós e um alcance de mais de 50 km (27 milhas náuticas). Sua profundidade de ataque operacional é compreendida entre -33 pés (10 m) e +1.630 pés (500 m).

O torpedo é guiado inicialmente por fio e, em seguida, usa retorno acústico. Seu motor elétrico é acionado por uma bateria de óxido de prata de alumínio (AgO-Al). O back-end do torpedo é fornecido pela Atlas Elektronik (e provém do SeaHake mod4), que permitiu que os engenheiros franceses da DGA e do Naval Group concentrassem totalmente seu tempo e orçamento durante a fase de pesquisa e desenvolvimento na inteligência, orientação e recursos de rastreamento do F21.

FONTE: Naval News

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.