20 de mar. de 2020

Capacidade de teste COVID-19 na Coreia do Sul é sua luta mais eficaz e poderosa contra o vírus


Nesta foto de arquivo tirada em 5 de fevereiro de 2020, pesquisadores da Kogene Biotech Co. realizam testes em seu reagente em seu laboratório em Seul. (Yonhap)

Joo Kyung-don - SEUL, 20 de março (Yonhap) - Desde o primeiro surto do novo coronavírus no final de janeiro, a Coreia do Sul vem travando uma dura batalha para conter as infecções do vírus, pregando um "distanciamento social" e traçando todos os casos potenciais. Meses depois, seus casos de vírus estão mostrando sinais de desaceleração.

O que está chamando muita atenção das nações pares é, entre outros, sua capacidade de teste de vírus. Desde 3 de janeiro, o país realizou cerca de 316.000 testes e identificou mais de 8.600 casos de COVID-19, de acordo com dados do Korea Centers for Disease Control and Prevention (KCDC). O país reportou seu primeiro caso COVID-19 em 20 de janeiro.

Suas capacidades de teste de vírus em massa e rápida superam esmagadoramente outras nações. Os Estados Unidos, por exemplo, são conhecidos por terem testado mais de 60.000 pessoas, embora o país também tenha relatado seu primeiro caso de vírus como a Coreia do Sul em 20 de janeiro.

Agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está dizendo a outros países para aprenderem com a Coreia do Sul.

"Há um mês, a República da Coreia enfrentou uma transmissão acelerada da comunidade, mas não se rendeu", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na coletiva de imprensa de quarta-feira. "Desenvolveu uma estratégia inovadora de testes e expandiu a capacidade de laboratório."

A impressionante capacidade de teste do país para o novo coronavírus veio da prontidão da indústria de diagnóstico que aprendeu com a crise da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (SM) em 2015.
O país notificou 186 casos de MerS na época, mais do que qualquer outro país além da Arábia Saudita, e teve 38 mortes, registrando uma taxa de letalidade de 20%.

A taxa de mortalidade da Coreia do Sul pelo novo coronavírus é de cerca de apenas 1%, muito abaixo da taxa de mortalidade relatada em países como China e Itália.

Especialistas disseram que a crise do MERS levou as autoridades de saúde a criar um centro totalmente dedicado ao controle laboratorial de doenças infecciosas para que o país pudesse analisar melhor os patógenos infecciosos, desenvolver métodos de teste laboratorial e diagnóstico Reagentes.

Um profissional de saúde coleta uma amostra de saliva para um novo teste de coronavírus no Centro Médico boramae da Universidade Nacional de Seul, em Seul, em 16 de março de 2020. (Yonhap)

"Com a criação do centro, o KCDC pôde trabalhar em estreita colaboração com especialistas em doenças infecciosas e acelerar seus esforços para ajustar padrões nacionais para exames e sistemas de credenciamento laboratorial de doenças infecciosas", disse Seong Won-keun, ex-chefe do centro de controle de laboratório do KCDC. "Como podemos ver pela capacidade de teste COVID-19 do país, acabou sendo uma jogada inteligente."

Aprendendo com o surto de MERS, a Coreia do Sul também se moveu rapidamente para combater a propagação do novo coronavírus.

Kwon Gye-cheol, presidente da Sociedade Coreana de Medicina laboratorial (KSLM), disse que as autoridades de saúde sul-coreanas e os desenvolvedores de kits de teste estavam prontos para lutar contra o novo coronavírus antes mesmo de o país relatar seu primeiro caso.

"O KCDC e nossos membros da KSLM começaram a pesquisar métodos de diagnóstico para o novo coronavírus assim que adquiriram dados de sequência de genomas liberados da China em 13 de janeiro", disse Kwon. "Os fabricantes de kits de teste e as instituições de teste também se juntaram aos esforços rapidamente porque sabiam o que aconteceu no país em 2015.".

Em 27 de janeiro, cerca de 20 representantes do KCDC, do KSLM e dos desenvolvedores de kits de teste se reuniram em Seul, e lá, as autoridades de saúde disseram aos desenvolvedores de kits de diagnóstico para solicitar em "autorização de uso de emergência", que permite o uso de produtos médicos não aprovados em situação de emergência para diagnosticar ou tratar doenças que ameaçam a vida quando não há alternativas disponíveis.

O fornecimento de kits de teste da Coreia do Sul decolou em 4 de fevereiro depois que o produto do fabricante local de kits de teste Kogene Biotech Co. obteve pela primeira vez a aprovação de uso emergencial do Ministério da Segurança alimentar e medicamentosa.

Desde então, mais quatro fabricantes de kits ganharam aprovação de uso emergencial, e a Coreia do Sul agora pode produzir um máximo de 130.000 kits de teste por dia, de acordo com funcionários do Ministério da Saúde.

Enquanto os desenvolvedores de kits de teste se concentravam em seus trabalhos, as autoridades de saúde da Coreia do Sul se concentraram em garantir e selecionar métodos de teste eficazes quanto instituições de teste confiáveis.

Um profissional de saúde realiza testes de vírus no Hospital H Plus Yangji, em Seul, em 16 de março de 2020. (Yonhap)

"Em menos de um mês, o país foi capaz de estabelecer um sistema de testes completo porque todos estavam prontos e sabiam o que fazer", disse Kwon. "Mesmo que tenha sido configurado rapidamente, o sistema de testes do país é confiável. A precisão do teste de vírus da Coreia do Sul é atualmente de cerca de 98%."

A Coreia do Sul pode agora realizar cerca de 25.000 testes por dia, com cerca de 600 centros de coleta de amostras e 95 instituições de teste operando no país, de acordo com as autoridades de saúde.

O uso do método de teste de reação em cadeia de polimerase em tempo real (RT-PCR) que dá resultados de testes em seis horas, e a introdução de centros de teste drive-thru, onde as pessoas permanecem em seus carros para serem testadas, também ajudaram a Coreia do Sul a realizar mais testes de vírus.

A capacidade de diagnóstico da Coreia do Sul também vem do poder dos médicos de medicina de laboratório. O país conta com mais de 1.100 médicos de medicina laboratorial que são especialistas no gerenciamento de testes de vírus.

"Algumas pessoas de outros países ficam surpresas quando descobrem que médicos de doenças infecciosas aqui não diagnosticam patógenos infecciosos", disse Lee Hyuk-min, médico do Hospital severance do Sistema de Saúde da Universidade de Yonsei, em Seul. "Claro, eles fazem julgamentos clínicos finais, mas na Coreia do Sul, esse é o trabalho de médicos de medicina de laboratório."

Lee, também diretor da KSLM, disse que a capacidade dos laboratórios privados de mudar rapidamente sua força de trabalho de teste também ajudou a Coreia do Sul a aumentar sua capacidade de diagnóstico.

"A Coreia do Sul também tem um bom sistema de comunicação com as autoridades de saúde pública para compartilhar dados de vírus e sistemas de treinamento", disse ele.

kdon@yna.co.kr
(END)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.