30 de mar. de 2020

Reino Unido desconfia que a China mente sobre o coronavírus


Número de casos no país asiático seriam “de 15 a 40 vezes” mais altos, segundo cientistas ouvidos pelo governo britânico

Foto:Sergeant Paul Shaw LBIPP/Wikimedia
O governo do Reino Unido está furioso sobre como a China está lidando com o coronavírus. Segundo o Bussines Insider, um oficial britânico afirmou que deve acontecer um “acerto de contas” com Pequim quando a crise terminar.

A China é acusada pelos britânicos que espalhar desinformação sobre a severidade da epidemia em suas fronteiras. Cientistas alertaram o primeiro-ministro do país, Boris Johnson, que é provável que a nação asiática tenha diminuído o número real de casos “de 15 a 40 vezes”. Até o momento, a China confirma 81,439 casos.

Ontem, domingo, 29, o ministro do Gabinete, Michael Gove, expôs isso em uma entrevista à BBC: “é o caso que algumas das informações que veem da China não são claras sobre a escala, a natureza e a infecciosidade disso”, afirmou.

Embora o governo chinês tenha divulgado que ocorreram 3,304 mortes em decorrência do coronavírus, os crematórios da cidade de Wuhan dispuseram de cerca de 42,000, segundo a Radio Free Asia.

Para o governo de Boris Johnson está claro que a China busca expandir o seu poder mundial ao oferecer ajuda a nações que estão sofrendo com o coronavírus. A diplomacia terá de ser repensada, e um acerto de contas irá acontecer, segundo autoridades britânicas ouvidas pelo Daily Mail.

Como forma de represália, o primeiro-ministro já pensa em reconsideram a permissão para que a gigante chinesa Huawei  desenvolva a rede 5G do Reino Unido. Caso tome essa decisão, Johnson ainda agradaria o seu principal aliado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirma que é perigoso deixar essa tecnologia na mão de uma empresa chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.