9 de abr. de 2020

A prática do canibalismo no auge na Revolução Cultural da China



Tiioda/22/01/1997 — A Revolução Cultural levada à prática pelo ditador Mao Tsé-tung a partir de 1966, entre outras atrocidades, permitiu abertamente o canibalismo em algumas regiões da China. A denúncia consta do livro “História de Canibalismo Na China Moderna”, lançado pelo chinês Zheng Yi, nos Estados Unidos. Por causa das inúmeras denúncias, ele voltou, na década de 1980, à região de Guangxi para fazer uma pesquisa de campo. Descobriu que a antropofagia não havia se limitado a episódios isolados de fanatismo. Centenas de “inimigos do povo” foram devorados. De acordo com a pesquisa, na década de 1970, era possível encontrar um chefe político carregando a perna de um cadáver ou presenciar um churrasco numa escola no qual os estudantes assavam pedaços do diretor assassinado.

Mao Tsé-tung: o grande carniceiro

As histórias do livro nunca foram confirmadas nem desmentidas pelo Partido Comunista Chinês. O autor só conseguiu investigá-las porque, em 1986, ainda era considerado um comunista leal. Graças às suas conexões em Pequim, pôde xeretar arquivos oficiais, copiar documentos e entrevistar parentes das vítimas do canibalismo. Conversou também com canibais confessos, que se disseram nem um pouco arrependidos. Segundo esses canibais, quase não se usavam balas nas execuções: a pedagogia revolucionária recomendava, por economia, o emprego de socos, porretes e pedras. Na hora de descarnar os corpos, dava-se preferência ao coração, ao fígado e à genitália, órgãos a que os chineses atribuíam poderes medicinais. O PC chinês nunca sancionou a prática, mas tampouco se empenhou em coibi-la.

Trecho do Livro
Deng Jifang, morador de Sishao, uma aldeia da região autônoma de Guangxi, no sul da China, foi condenado à morte em 1968, no auge da Revolução Cultural. Seu crime: ser filho de um grande proprietário de terras. O julgamento foi público e a sentença proferida na praça central da aldeia.

— O que faremos com esse inimigo da revolução? — perguntou o juiz à turba?
— Lincha, lincha — foi a resposta

A própria multidão executou a sentença com pauladas e pedradas. Morto o inimigo da revolução, começou então o rito medonho: a retalhação do cadáver e a distribuição dos pedaços para que fossem comidos pelos presentes. “A primeira faca que usei não tinha corte. Joguei fora e com outra mais afiada abri seu peito de alto a baixo”, conta Yi Wansheng, o homem que esfolou o condenado. “Mas, quando tentei cortar o coração e o fígado, o sangue era tão quente que tive de esperar esfriar um pouco. Arranquei, então, os dois órgãos, cortei tudo em pedacinhos e entreguei para o povo.” À noite, os pedaços foram cozidos e comidos pelos habitantes de Sishao.

Texto extraído da matéria “Canibais de Mao”, do jornalista Izalco Sardenberg, publicada na revista Veja, edição de 22 de janeiro de 1997, página 48.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.