19 de abr. de 2020

Coreia do Sul: Novas infecções por coronavírus caem para dígitos únicos pela primeira vez em 2 meses

Os médicos se preparam para entrar em uma ala especial para pacientes com coronavírus no Hospital Daegu Dongsan da Universidade de Keimyung, na cidade de Daegu, no sudeste do país, em 19 de abril de 2020. (Yonhap)

SEUL, 19 de abril (Yonhap) - A Coreia do Sul reportou no domingo oito novos casos de COVID-19 para marcar a primeira vez em cerca de dois meses um aumento total de apenas um dígito, tornando o país confiante o suficiente para aliviar parcialmente seu completo distanciamento social.

O número de casos detectados no sábado caiu de um dia antes, quando novas infecções chegaram a 18, elevando o total de infecções para 10.661, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KCDC).

Após a notificação do primeiro caso em 20 de janeiro, o número de novos casos diários no país permaneceu nos dígitos únicos até 18 de fevereiro. O número de pacientes, no entanto, logo disparou centrado em membros de um grupo de igreja na cidade de Daegu e outras infecções de cluster de hospitais.

Os visitantes dão um passeio em um parque em Yeouido, oeste de Seul, em 19 de abril de 2020. (Yonhap)

O número de novos casos diários da Coreia do Sul atingiu um pico de 909 em 29 de fevereiro.

Por trás dos esforços do país para conter a propagação do novo coronavírus, no entanto, o número de novas infecções anunciadas ficou abaixo de 30 de segunda a sexta-feira e caiu para menos de 20 no sábado.

Apesar dos sinais de desaceleração, as autoridades de saúde continuam atentas aos novos casos vindos do exterior, bem como àqueles que estão testando novamente positivo para o COVID-19.

Dos oito novos casos, cinco foram detectados a partir de chegadas de países estrangeiros. O número total desses casos chegou a 998, ocupando cerca de 9% das infecções globais.

Embora o país tenha realizado testes de vírus em 550.109 pessoas até agora, a mais recente redução no número de novas infecções também veio porque menos testes foram realizados no fim de semana.

As autoridades de saúde realizaram 4.275 exames no sábado, o que foi acentuadamente abaixo dos 8.371 registrados na sexta-feira.

"Embora o número de novas infecções tenha diminuído, o declínio foi possível devido aos movimentos de distanciamento social feitos até a semana passada", disse o KCDC em comunicado. "Considerando a Páscoa e as eleições gerais, planejamos dar uma olhada mais de perto por mais uma semana."

A Coreia do Sul realizou as eleições gerais na quarta-feira. Apesar do vírus, mais de 29 milhões de pessoas votaram em locais de votação em todo o país usando máscaras faciais e luvas de plástico.

O número de mortos pelo novo vírus, que surgiu na China no final do ano passado, subiu de dois para 234, de acordo com o KCDC.

A taxa de letalidade COVID-19 da Coreia do Sul atingiu 2,19%. A taxa, no entanto, chegou a 9,65% para pacientes na faixa dos 70 anos e 23,24% para aqueles na faixa dos 80 anos.

O número de pacientes liberados da quarentena após fazer recuperações completas chegou a 8.042, um aumento de 105 em de um dia antes.

O número de pessoas que testaram positivo novamente para COVID-19 depois de fazer recuperações completas chegou a 179.

Daegu, a região mais atingida pelo vírus do país, que responde por cerca de 64% do total de casos, adicionou dois novos casos. A província de Gyeongsang do Norte informou apenas um novo caso.

O número total de casos notificados em Daegu e nos arredores da província de Gyeongsang do Norte chegou a 6.832 e 1.359, respectivamente.

Seul, a cidade mais populosa da Coreia do Sul, também relatou apenas dois novos casos, com a província de Gyeonggi ao redor não adicionando novas infecções pelo COVID-19.

A Coreia do Sul vem intensificando sua unidade de distanciamento social desde o final de março, recomendando que igrejas, instalações esportivas e clubes suspendam as operações para conter infecções por conglomerados do vírus.

Enquanto a campanha de distanciamento social deveria ser realizada até domingo, Seul anunciou no final do dia que estenderá a unidade até 5 de maio, mas com menos intensidade.

A extensão aparentemente levou em conta a possibilidade de que a atividade ao ar livre possa aumentar, já que o país marcará o aniversário de Buda em 30 de abril, o Dia do Trabalho em 1º de maio e o Dia das Crianças em 5 de maio.

A Coreia do Sul disse que, dependendo da situação, irá lentamente avançar para a chamada quarentena da vida cotidiana após o novo prazo.

Os médicos se preparam para entrar em uma ala especial para pacientes com coronavírus no Hospital Daegu Dongsan da Universidade de Keimyung, na cidade de Daegu, no sudeste do país, em 19 de abril de 2020. (Yonhap)

colin@yna.co.kr
(END)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.