24 de abr. de 2020

Navios da US Navy navegam pelo Mar do Sul da China



Wyatt Olson - Um navio de assalto anfíbio da Marinha dos EUA e um cruzador de mísseis guiados navegaram pelo Mar do Sul da China, continuando a reação dos EUA às amplas reivindicações de soberania da China sobre essas águas.

Imagens de satélite fornecidas pela União Europeia através do serviço EO Browser indicaram que o USS America estava a 60 milhas náuticas do West Capella, um navio que explora reservas de petróleo subaquáticas para a Malásia, informou a Radio Free Asia na terça-feira.

Os navios chineses também estão pesquisando perto e dentro da zona econômica exclusiva da Malásia, de acordo com relatos recentes da mídia. Uma porta-voz do Comando Indo-Pacífico dos EUA confirmou que o América e o cruzador USS Bunker Hill estavam na área na terça-feira. “Por meio de nossa presença operacional contínua no Mar do Sul da China, estamos trabalhando com nossos aliados e parceiros para promover a liberdade de navegação e sobrevôo, e os princípios internacionais que sustentam a segurança e a prosperidade para o Indo-Pacífico”, disse o Lt. Cmdr. Nicole Schwegman.

A China reivindica soberania sobre grande parte do Mar do Sul da China, uma afirmação disputada por outras nações do Sudeste Asiático, como Vietnã, Filipinas, Brunei e Malásia. A China procurou reforçar sua reivindicação construindo e militarizando porções de terra e cobrindo o mar com forças armadas, milícias e embarcações comerciais. No início deste mês, Pequim nomeou dois novos distritos administrativos que abrangem as disputadas ilhas Spratly e Paracel, emitindo um mapa que batiza todas ilhas e recifes dentro dos distritos com nomes chineses. O Vietnã, que tem reivindicações em andamento na Paracels, respondeu com uma repreensão severa.

A liberdade de navegação da Marinha


As operações de defesa têm sido o principal meio do Departamento de Defesa de combater as reivindicações da China de direito exclusivo de acesso a arquipélagos em disputa. Comparada a outras nações demandantes, a China realiza, de longe, a maioria das pesquisas em todo o Mar do Sul da China, incluindo incursões nas zonas econômicas exclusivas de outros países, de acordo com a Iniciativa de Transparência Marítima da Ásia, mantida pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, um centro de estudos do distrito de Columbia.

De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, as nações devem solicitar permissão para realizar pesquisas científicas marinhas dentro da zona econômica exclusiva de outra nação, que se estende por aproximadamente 200 milhas náuticas a partir de sua costa. Em muitos casos, no entanto, a China não solicitou essa permissão. “A explicação mais provável é que as pesquisas eram de natureza militar e, portanto, não eram regidas pela [convenção]”. “Nesse caso, isso sugere um padrão duplo no qual Pequim exige que outros estados busquem permissão para pesquisas militares em sua [zona econômica exclusiva], embora não exija que seus navios façam o mesmo no exterior”.

FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.