7 de jul. de 2020

AEB e Universidade de Brasília fecham parceria para capacitar profissionais da instituição


A cerimônia de transmissão foi realizada virtualmente e contou com a presença do presidente da AEB, Carlos Moura, e da reitora Márcia Abrahão


A Agência Espacial Brasileira (AEB), uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), celebrou na última sexta-feira (03.07) nova parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para realização de Programa de Mestrado em Gestão Econômica de Inovação Tecnológica, com ênfase no setor espacial.


O atual cenário, caracterizado pela velocidade das transformações tecnológicas, tem propiciado o surgimento de modelos avançados de produção, baseado em insumos de ciência e tecnologia. Essa parceria permitirá a AEB capacitar os servidores para assuntos ligados aos temas de economia aeroespacial, gestão de projetos e políticas públicas. Assim como desenvolver competências que possibilitem ao agente público atuar de forma estratégica e inovadora no processo de gestão de mudanças necessárias à modernização das políticas e práticas da governança de pessoas e equipes, nos contextos organizacionais da administração pública.

Carlos Moura destacou a parceria de longa data com a Universidade, por meio do curso de engenharia aeroespacial da UnB-Gama, citou o projeto Alfa Crux para colocar um nanossatélite em órbita, e lembrou da contração de estagiários e servidores como colaboradores da autarquia. “Olhando para o perfil dos nossos colaboradores, identificamos que é importante investirmos mais nessa capacitação, olharmos esse lado da economia e de como fazer a política pública de forma mais efetiva”, afirmou o presidente.

A parceria com a UnB representa uma oportunidade de ampliar a inserção colaborativa e permitir, por meio de pesquisas e estudos contínuos, que a AEB se posicione como referência no setor de ciência e tecnologia espaciais. Para Márcia Abrahão, a iniciativa é excelente. “Gestão Econômica de Inovação Tecnológica é um curso muito atual. Nada melhor que uma universidade como a UnB, que acaba de se classificar entre as 10 melhores universidades brasileiras pelo ranking QS World University, tenha sido escolhida para esse projeto. Nossos professores da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE) estão muito preparados”, declarou a reitora.

O presidente da AEB, Carlos Moura, homenageou o engenheiro Jayme Boscov, que faleceu no mesmo dia da parceria. Moura sugeriu que a primeira turma formada a partir da parceria fosse nomeada em homenagem ao pai da foguetaria no Brasil.

A transmissão completa da cerimônia de assinatura do termo está disponível no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.