2 de jul. de 2020

Força Aérea da Índia receberá em julho os seis primeiros caças Rafales, armados com mísseis Meteor



Fernando Valduga - Em meio à crescente tensão com a China por causa de uma disputa de fronteira no leste de Ladakh, a Índia provavelmente receberá o primeiro lote de seis caças Rafale até o dia 27 de julho, todos totalmente carregados, equipadas com mísseis ar-ar Meteor de longo alcance, que devem aumentar as capacidades da Força Aérea Indiana.

Os Rafales e os mísseis Meteor podem atingir alvos a mais de 150 km de alcance.

“Dependendo da situação e do treinamento contínuo dos pilotos da IAF na França, podemos receber seis Rafales até o final de julho. As aeronaves chegarão com seu pacote completo e estarão operacionais dentro de alguns dias após a chegada”, disseram fontes do governo à agência de notícias ANI.

A reportagem vem em meio à disputa em andamento com a China ao longo da Linha de Controle Real (LAC).

Originalmente, a França deveria entregar quatro jatos no primeiro lote.


No entanto, após um pedido especial do governo indiano, a França acelerou as entregas que foram adiadas devido à nova pandemia de coronavírus, informou o Hindustan Times.

O pedido especial foi feito pela IAF para atender aos seus ‘requisitos imediatos’, disse a reportagem, em meio ao impasse contínuo com a China em vários locais ao longo da Linha de Controle Real (LAC).

Apesar da pandemia de coronavírus, a Força Aérea da Índia trabalhou duro para garantir que a infraestrutura terrestre esteja pronta quando os aviões pousarem.

As autoridades da IAF disseram que a data de chegada dos aviões seria decidida até meados de julho, depois de considerar vários fatores.

A primeira aeronave a ser pilotada está planejada para ser pilotada pelo oficial comandante do esquadrão 17 “Golden Arrows”, juntamente com um piloto francês, disseram eles.


As aeronaves a caminho da França para a Índia seriam reabastecidas por uma aeronave da Força Aérea Francesa no ar antes de fazer uma escala no Oriente Médio.

“Do Oriente Médio à Índia, haveria um reabastecimento no ar feito pela aeronave IL-78 indiana antes de pousarem na Índia”, acrescentaram fontes.

Eles disseram que os Rafales poderiam ter vindo diretamente da França para a Índia, mas um voo de 10 horas seria estressante para os pilotos sentados dentro de uma pequena cabine de comando.

O primeiro lote de sete pilotos indianos também terminou o treinamento em uma base aérea francesa, enquanto o segundo lote iria para a França assim que as medidas de bloqueio forem relaxadas nos dois países.

A Índia recebeu a primeira remessa de equipamentos da França quando um avião de carga aterrissou em Nova Deli há algumas semanas e espera-se que mais equipamentos cheguem no futuro próximo.


A Índia assinou um acordo com a França em setembro de 2016 para 36 Rafales atenderem aos requisitos de emergência da Força Aérea Indiana. Munidos dos mísseis ar-ar Meteor de longo alcance e do SCALP, os Rafales dariam à Índia uma vantagem sobre seus países vizinhos em termos de capacidade de ataque aéreo, disseram fontes.

O segundo esquadrão de Rafale estará estacionado na base de Hasimara, em Bengala Ocidental. A IAF desenvolveu toda a infraestrutura como abrigos, hangares e instalações de manutenção nas duas bases

Dos 36 jatos Rafale, 30 serão caças e seis serão treinadores. Os jatos de treinamento serão de dois lugares e terão quase todas as características dos jatos de combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.