6 de jul. de 2020

Transferência de tecnologia permite o desenvolvimento na indústria nacional de sistema de propulsão para satélites


Foto: Sistema de propulsão monopropelente para microssatélites, desenvolvido pela empresa brasileira Fibraforte, durante testes de vibração no Laboratório de Integração e Testes, no INPE, em maio de 2020

O plano de absorção e transferência de tecnologia espacial para a indústria nacional, no âmbito do contrato de aquisição e desenvolvimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado em 2017, permitiu, à Fibraforte Indústria e Comércio, uma das seis empresas brasileiras selecionadas por meio de edital de seleção pública do MCTI/AEB/Finep/FNDCT, concluir, em junho de 2020, o ciclo completo de design, desenvolvimento, produção e entrega de um sistema de propulsão monopropelente para satélites. No caso específico da Fibraforte, o estado-da-arte em equipamentos de propulsão monopropelente (hidrazina) foi transferido ao nosso País.

O Acordo de Transferência de Tecnologia Espacial, firmado entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao MCTI, e a empresa Thales Alenia Space (TAS), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), iniciou-se em 2015 e, desde então, possibilitou o fortalecimento da competência técnica de empresas nacionais no desenvolvimento e fornecimento de soluções, produtos e serviços espaciais.

A AEB é a instituição responsável pela coordenação, monitoramento e avaliação dos resultados do plano de absorção e transferência de tecnologia do SGDC. De acordo com o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Paulo Barros, o processo de transferência de tecnologia permitiu às empresas selecionadas adquirir todo o know-how e a competência tecnológica necessária para projetar, desenvolver, fabricar, testar e qualificar produtos espaciais de excelência.

Foto: Sistema de propulsão monopropelente
para microssatélites –
 MPS Unit, projetado, desenvolvido,
fabricado,
testado e entregue pela Fibraforte
em abril de 2020.

“O processo de transferência de tecnologia proporcionou às empresas partícipes, além da garantia de manutenção de sua planta industrial e geração de novos empregos, a possibilidade de se capacitar em tecnologias avançadas, estando aptas a atender não só o mercado interno como também o externo, ofertando produtos competitivos e de alta confiabilidade desenvolvidos no Brasil”, afirmou Barros.

Quinze profissionais da Fibraforte, 13 engenheiros, um técnico e um administrador, estiveram diretamente envolvidos no processo de transferência de tecnologia, por meio de treinamentos realizados na França e no Brasil. A capacitação desses profissionais foi conduzida em acordo com os exigentes padrões e requisitos do mercado internacional e culminou no desenvolvimento de um propulsor monopropelente de 1N de empuxo, tanque de propelente de 40l e um sistema de propulsão monopropelente para microssatélites.

Foto: Engenheiro da Fibraforte durante 
treinamento de soldagem da tubulação 
de Sistema de Propulsão, em setembro 
de 2016, nas instalações 
da TAS, na França.
“O processo de aquisição de tecnologia foi bem-sucedido graças ao esforço harmônico da TAS e Fibraforte sob coordenação da AEB. Por um lado, a TAS foi eficaz no ensinamento de regras de projeto, e requisitos para qualificação, e a Fibraforte foi diligente nas tarefas de projeto, fabricação e testes durante a concretização do desenvolvimento dos equipamentos” explica Jadir Nogueira Gonçalves, sócio-diretor e um dos fundadores da Fibraforte.

O sistema de propulsão é um equipamento importante para modificar a velocidade de um satélite e garantir a correta inserção em órbita, além de ajudar a manter uma espaçonave na órbita e na atitude desejadas. O sócio-diretor da Fibraforte, Jadir Nogueira Gonçalves, destacou que a empresa adquiriu novas habilidades e considerável progresso técnico no ciclo completo de produção desse tipo de sistema, após a participação no processo de transferência de tecnologia do SGDC.

“O sistema de propulsão desenvolvido tem potencial aplicação em projetos nacionais como, por exemplo, uma eventual industrialização da Plataforma Multimissão (PMM) e futuros projetos de satélites e lançadores”, afirmou Jadir.

Além de uma sequência extensa de testes realizados na Fibraforte, todos os equipamentos foram testados no Laboratórios de Propulsão e no Laboratório de Integração e Testes, ambos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Cachoeira Paulista e São José dos Campos (SP), respectivamente. Os propulsores passaram recentemente por testes de vibração e teste de tiro.

As seis empresas nacionais selecionadas para participar do plano de absorção e transferência das tecnologias do SGDC foram AEL Sistemas, Cenic Engenharia, Equatorial Sistemas, Fibraforte, Opto Eletrônica e Orbital Engenharia. Os resultados e realizações dessas outras empresas no marco do Acordo de Transferência de Tecnologia Espacial firmado entre a AEB e a TAS também serão apresentados por meio de uma série de matérias a serem publicadas nos canais de comunicação da AEB.

Foto: Engenheiro da Fibraforte durante treinamento de soldagem da tubulação de Sistema de Propulsão, em setembro de 2016, nas instalações da TAS, na França

Sobre a Fibraforte

A Fibraforte foi criada em 1994, época do início do envolvimento das indústrias no Programa Espacial Brasileiro. Atua no segmento espacial fornecendo estruturas, mecanismos e sistemas de propulsão para satélites.

A Fibraforte iniciou sua atuação na área de propulsão em 1998, com o desenvolvimento de propulsores de 2N, projetados pelo INPE, que foram integrados numa plataforma suborbital fazendo parte de um experimento tecnológico de sistema de controle de atitude.

Em 2002 a empresa assumiu o fornecimento do Subsistema de Propulsão da PMM, que hoje está integrado no satélite Amazonia-1. A Fibraforte desenvolveu para esse sistema as válvulas de enchimento e dreno (FDVs) e os Propulsores de 5N. As tecnologias anteriormente desenvolvidas foram determinantes para a escolha da Fibraforte no processo de seleção para o Programa de Transferência de Tecnologias do SGDC e foram fundamentais para o sucesso de sua participação no Programa.

Sobre o SGDC

O SGDC fornece cobertura de serviços de internet a 100% do território nacional de forma a promover a inclusão digital para todos os cidadãos, além de fornecer um meio seguro e soberano para as comunicações estratégicas do Governo Federal. O satélite opera nas bandas X e Ka, destinadas respectivamente ao uso de comunicações de defesa – que representa 30% da capacidade do equipamento – e ao uso cívico social, provendo banda larga às regiões mais remotas do Brasil – que corresponde a 70% da capacidade.

Hoje o satélite brasileiro provê conexão em banda larga para mais de 9 mil escolas, com mais de 12.500 pontos instalados, beneficiando cerca de 2,5 milhões de alunos da rede pública de ensino, áreas indígenas e Unidades Básicas de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.