11 de mai. de 2021

Artefato apreendido no Jacarezinho pode ter alto poder de destruição

Polícia Civil investiga como munição usada em guerra chegou à comunidade da zona norte do Rio

                    Inácio Loyola do R7*, com Rael Policarpo, da Record TV

  

A Polícia Civil apreendeu, na última quinta-feira (6), durante a operação no Jacarezinho, na zona norte do Rio, um explosivo de guerra. O artefato possui grande poder de destruição e tem capacidade de detonar um quarteirão, segundo o especialista Rildo Anjos, devido à capacidade de armazenamento de carga explosiva.

Apesar de aparentemente estar inativo, o explosivo vai passar por uma perícia. A polícia investiga como o material chegou à comunidade do Jacarezinho e se existia alguma forma de detonar o artefato.

Este tipo de munição pesa 70 vezes mais do que uma granada, de 100 gr, e pode ter até 7 kg de TNT, sendo normalmente lançada por um canhão, porém há registros de  que o artefato foi utilizado de forma improvisada.

“Pode ser utilizado como mina terrestre e era utilizado também no Iraque”, informou o especialista em armas Rildo Anjos. 

Os agentes de segurança também apreenderam fuzis e pistolas na ação no Jacarezinho que deixou um policial civil e mais de 27 mortos.

O delegado Felipe Curi informou que os confrontos ocorreram em mais dez pontos da comunidade e relatou que traficantes invadiram e se esconderam em residências de moradores para atacar policiais.

O MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) criou uma força-tarefa para investigar a atuação da polícia durante a operação de maior letalidade da história do Estado do Rio de Janeiro.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.