17 de mai. de 2022

AEB participa de Revisão de Requisitos de Sistema (SRR) do projeto ITASAT2

Participaram da revisão representantes do ITA, da AEB, da Utah State University e da NASA

No dia 5 de maio, foi realizada, no Centro Espacial ITA (CEI), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Revisão de Requisitos de Sistema (SRR) do projeto ITASAT2, cuja finalidade é rever a concepção do projeto e avaliar os requisitos de sistema.

A revisão, que se estendeu por todo o dia, contou com a presença do representante da Agência Espacial Brasileira (AEB), Doutor Rodrigo Leonardi, e do professor da Utah State University, Charles Swenson, como revisores, e com o enviado da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), Doutor Jim Spann, na qualidade de observador.

“Trata-se da revisão da concepção e requisitos de sistema do projeto ITASAT2, previsto no Programa Nacional de Atividades Espaciais. Pretende-se que o ITASAT2 complemente o SPORT em uma missão de clima espacial para estudos da ionosfera e de geolocalização", disse o Coordenador de Satélites e Aplicações da AEB, Rodrigo Leonardi.

O projeto ITASAT2 é formado por três satélites 12U (cada U representa um cubo com 10 cm de aresta), que realizam um voo de formação na baixa ionosfera, coletando dados por meio de vários sensores. Os sensores de clima espacial serão os mesmos utilizados no satélite SPORT, elaborados pela Utah State University, pela University of Texas at Dallas, pela firma Aerospace Corporation e pela NASA Goddard.

Além da missão de clima espacial, o ITASAT2 realizará uma missão de geolocalização de emissões de radiofrequência no solo, atividade desenvolvida em conjunto com a universidade Technion em Israel, outra parceira do projeto. O ITA assinou recentemente um acordo geral de cooperação com a Technion, uma das mais importantes universidades no cenário mundial.

Do grupo de projeto, além das apresentações da equipe do ITA, gerenciada pelo Chefe do Departamento de Sistemas Aeroespaciais, Professor Doutor Luis Eduardo V. Loures da Costa, e coordenada pelo Doutor Tiago Matos, houve a participação do Doutor Jonas Sousa, direto da University of Texas at Dallas, que realizou uma apresentação sobre a ciência no ITASAT2, e do professor da Utah State University, Bela Fejer, na posição de Principal Investigador (PI) do projeto, considerado uma autoridade mundial na área de Clima Espacial. Um dos pontos de destaque da reunião foi a apresentação de um modelo em escala feito por manufatura aditiva pelo Dr. Tiago Matos.

O Departamento de Física do ITA (IEF) também participa do projeto, sendo responsável por desenvolver um sensor de radiação para monitoramento da região da South Atlantic Magnetic Anomaly (SAMA), uma área do globo, a qual abrange o Brasil, onde o campo magnético da Terra é mais fraco.

"Esta revisão foi um grande sucesso e a contribuição dos revisores foi muito boa em sugerir caminhos a seguir e armadilhas a evitar. Os revisores gostaram muito da maquete feita pelo Dr. Tiago, pois ela trouxe vida a um objeto até então completamente abstrato", declarou Professor Loures.

 Fonte e foto: ITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.