17 de mai. de 2022

Alesp aprova cassação de Arthur do Val, que fica inelegível

Ex-deputado fica proibido de se candidatar por oito anos, por quebra de decoro parlamentar

Arthur do Val: de pré-candidato ao governo de SP a cassado pela Alesp | Foto: Alesp/Divulgação

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou no começo da noite desta terça-feira, 17, a cassação do ex-deputado Arthur do Val (União Brasil), conhecido como Mamãe Falei. Com a decisão, o político fica inelegível por oito anos, com base na Lei da Ficha Limpa.

Dos 73 deputados presentes à sessão, todos votaram favoráveis à cassação de Arthur do Val. O ex-deputado foi acionado no Conselho de Ética da Alesp por quebra de decoro parlamentar após ter um áudio vazado no começo de março deste ano. Na gravação, ele fala que mulheres “ucranianas são fáceis, porque são pobres”.

O parlamentar, à época, licenciou-se do mandato e foi para a Ucrânia, logo depois do começo da guerra entre ucranianos e russos.

Mamãe Falei renunciou ao mandato de deputado para tentar se livrar da perda dos direitos políticos, o que não evitou a votação desta terça-feira. O político, agora, não pode se candidatar na eleição de outubro próximo.

Em março, Do Val estava filiado ao Podemos e era pré-candidato ao governo de São Paulo, com apoio do então colega de partido Sergio Moro. Logo após a revelação dos áudios, Do Val pediu a desfiliação da sigla e retirou a pré-candidatura ao Palácio dos Bandeirantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.