11 de mai. de 2022

Gol e Avianca anunciam acordo para criar holding Grupo Abra

As companhias aéreas manterão operações independentes

Diego Alves - A companhia aérea brasileira Gol e a colombiana Avianca passarão a ser controladas por um mesmo grupo, segundo negócio anunciado nesta quarta-feira (11).

O acordo foi assinado entre os principais acionistas da Avianca e o acionista controlador da Gol. A holding se chamará Grupo Abra. Em comunicado, as empresas afirmam que o acordo visa “criar um grupo líder em transporte aéreo na América Latina”.

737 MAX da Gol, ainda na Fábrica da Boeing. A Gol opera cerca de 142 Boeing 737 em diferentes versões. Imagem ilustrativa

A Gol e Avianca manterão operações independentes, enquanto “se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador”, segundo comunicado.

A Avianca Group possui uma frota de mais de 110 aeronaves e é a companhia aérea líder na Colômbia, América Central, Equador e opera 130 rotas na América Latina. A Gol opera uma frota de 142 aeronaves.

“O fechamento da transação é esperado para ocorrer no segundo semestre de 2022, sujeito às condições habituais de fechamento e regulatórias”, destacou o fato relevante divulgado ao mercado.

“O Abra fornecerá uma plataforma para que as companhias aéreas operacionais reduzam ainda mais os custos, obtenham maiores economias de escala, continuem a operar uma frota de aeronaves de última geração, e expandam suas rotas, serviços, ofertas de produtos e programas de fidelidade”, diz o comunicado.

Constantino de Oliveira Junior, que será o CEO do novo grupo e Roberto Kriete será o presidente do conselho de administração.

Um A320 da Avianca foi pintado com esquema “retrô” para comemoração de 100 anos da empresa. Imagem ilustrativa.

Segundo o anúncio, o Abra Group Limited será uma empresa de capital fechado incorporada no Reino Unido. O grupo controlará a Avianca e a Gol e, como consequência, também deterá participação econômica não controladora nas operações da Viva na Colômbia e no Peru e uma participação minoritária na Sky Airline (Chile).

Ainda segundo o comunicado, “alguns investidores financeiros se comprometeram a investir até US$350 milhões em ações” do Grupo Abra após o fechamento da transação.


FONTE: Reuters, via G1. Edição CAVOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.