26 de set. de 2022

Uma nova ordem mundial surgirá das cinzas da supremacia dos EUA

Por Marco Carnelos - À medida que a globalização e o domínio financeiro americano desmoronam, devemos prestar atenção ao papel do Sul Global

A ordem mundial está desaparecendo e ainda não há uma ideia clara sobre a próxima.

Demorou apenas 30 anos. A Guerra Fria terminou, mas uma paz calorosa durou apenas uma década. Os pilares da ordem mundial baseada em regras liderada pelos EUA – neoliberalismo, economia de livre mercado, finanças não regulamentadas e globalização – estão agora todos em questão.

No alvorecer do século XXI, a história e a natureza começaram a reivindicar assertivamente suas prerrogativas de uma humanidade superconfiante e arrogante. Os eventos de 11 de setembro e as longas guerras americanas no Iraque e no Afeganistão mancharam a liderança unipolar dos EUA e sua superioridade militar. A Pax Americana está em retirada desde então.

A crise financeira global de 2008 levantou dúvidas sobre uma economia gananciosa, especulativa, superfinanciada e subregulada. As consequências foram duras medidas de austeridade, espalhando uma enorme desigualdade; os dados mais recentes dos EUA e do Reino Unido são assustadores.

Teorias econômicas monetaristas duradouras foram deixadas de lado, enquanto imprimir dinheiro se tornou o novo normal nos EUA e na UE. A confiança cega no papel de equilíbrio do mercado, a chamada mão invisível, foi abalada. Os resgates financeiros e a pandemia de Covid-19 mostraram que é necessária uma mão visível, a do Estado. Políticos, economistas e especialistas neoliberais subitamente esqueceram o que pregavam há décadas.

Após 150 anos de intrusões e calamidades imperiais, a China despertou lentamente e recuperou o papel que teve durante a maior parte dos últimos dois milênios como a principal potência econômica do mundo. E foi ainda mais longe, tornando-se um poder tecnológico impressionante (com exemplos como 5G, inteligência artificial e computação quântica) e um poder militar em expansão.

Isso fez soar o alarme em Washington. Os EUA ficaram chocados com a ascensão da China e continuam relutantes em compartilhar sua hegemonia global há muito estabelecida.

Crise climática

Quanto à natureza – depois de ter sido dizimada pela atividade humana e principalmente pela industrialização ocidental – agora está ameaçando o planeta com uma crise climática acelerada, enquanto pandemias como a Covid-19 apresentam uma nova ameaça disruptiva para a humanidade.

A crise energética levou a algumas dúvidas sobre a revolução verde, já que até Elon Musk, da Tesla, sustenta que os combustíveis fósseis ainda são necessários. Reduzir as emissões globais é um processo mais complicado quando a economia mundial caminha para a recessão.

A raiva pelo presente e o medo pelo futuro – com a assustadora perspectiva de que as gerações seguintes terão uma vida pior do que a nossa – parecem ser os marcadores distintivos do nosso tempo.

Em circunstâncias tão perturbadoras, pode-se esperar que as principais nações do mundo arregacem as mangas e, juntas, enfrentem essa grande variedade de desafios. Sem chance: em vez disso, o sistema mundial está se fraturando ainda mais. O estopim foi a invasão da Ucrânia pela Rússia, mas as condições já existiam muito antes da guerra. Em outras palavras, embora o presidente russo Vladimir Putin seja o principal vilão aqui, ele não é o único.

Ler as folhas de chá corretamente é, portanto, crucial. Mas a mídia ocidental já errou na cobertura da recente cúpula da Organização de Cooperação de Shangai, procurando obsessivamente por uma divisão entre China e Rússia quando a verdadeira notícia era a longa fila de países dispostos a ingressar na organização.

Irã e Bielorrússia foram admitidos, e outros poderão ser adicionados em breve, incluindo Egito, Turquia, Arábia Saudita, Catar, Bahrein, Kuwait e Emirados Árabes Unidos. Aliás, são todos aliados e parceiros dos EUA.

Embora seja verdade que Moscou e Pequim tenham opiniões diferentes sobre muitas questões, a sorte está lançada. Eles estão no mesmo barco, com até a Economist reconhecendo esse fato. A China está se preparando para que os EUA e a UE tomem a mesma posição contra Pequim que tomou contra Moscou e, assim, estão aumentando seus esforços para ser o mais independente possível em tecnologia, energia, alimentos e finanças.

Dólar usado como arma

Um evento importante deve ocorrer na China no próximo mês, quando Xi Jinping deve ser reconduzido como o principal líder do país para um terceiro mandato sem precedentes que pode abrir caminho para sua nomeação vitalícia. E em novembro, as eleições de meio de mandato dos EUA determinarão se o governo Biden pode continuar sua agenda ambiciosa, tanto dentro quanto fora do país. Uma semana depois, a Cúpula do G20 na Indonésia mostrará como as relações estão evoluindo entre os blocos do Sul Global e do Norte Global.

O que está claro agora é que a globalização está desmoronando. Como Zoltan Pozsar, do Credit Suisse, resumiu com maestria, a globalização foi alimentada pelo gás barato da Rússia para a Europa e produtos baratos da China para os EUA, que sustentavam o sonho consumista americano. O sistema também se baseou no domínio financeiro americano construído sobre o dólar americano como moeda de reserva global e, por décadas, foi dotado de inflação baixa e taxas de juros zero.

Esta situação não existe mais. A hegemonia financeira dos EUA é menos tolerada, pois o dólar foi excessivamente usado como arma contra qualquer um que não se alinha com as posições de Washington.

As principais palavras-chave agora são dissociação e reshoring, diante de cadeias de suprimentos globais cada vez mais interrompidas. Cortada da energia barata da Rússia, a Europa está adotando alternativas muito mais caras. Os EUA e a China estão cada vez mais se desvinculando, sem sequer perguntar quais impactos podem resultar do corte de cadeias de suprimentos e fluxos financeiros.

Guerra econômica

Enquanto uma guerra real está ocorrendo na Ucrânia, uma guerra econômica global está se desenvolvendo entre os EUA, a UE e a Rússia e, em breve, a China. O Sul Global está observando, esperando permanecer em cima do muro, mas também pode se envolver economicamente. Os EUA estão ponderando sanções secundárias contra países que não se alinham com suas sanções contra a Rússia, e uma situação semelhante pode ocorrer em um futuro próximo em relação à China.

O inverno está chegando. A Europa está pronta para começar o racionamento de energia, enquanto os EUA deixaram claro que não podem ajudar. Quarenta CEOs de produtores de metal europeus, reunidos sob a bandeira da Eurometaux, emitiram este mês uma carta conjunta às instituições da UE, alertando que seu setor enfrenta uma ameaça existencial de altos custos de energia.

Em nível global, o Banco Mundial acaba de divulgar um relatório afirmando que “a economia global está no meio de um dos episódios mais síncronos internacionalmente de aperto das políticas monetária e fiscal das últimas cinco décadas”. Entre suas conclusões está que uma recessão global pode ser iminente.

A ordem mundial baseada em regras liderada pelos EUA tem sido frequentemente implementada com viés, mas sua crise também se deve ao surgimento mundial de diferentes valores, particularmente na China, na Rússia e no Sul Global. O sistema global pode estar evoluindo ao longo das linhas civilizacionais.

Há um século, o intelectual francês René Guénon advertiu contra uma civilização ocidental excessivamente materialista e individualista; algumas décadas depois, o historiador Arnold Toynbee deixou claro que o Ocidente não podia fingir ser o único modelo a seguir.

Hoje, é necessária uma recalibração da ordem mundial – e para funcionar de forma adequada e justa, deve ser baseada em valores amplamente compartilhados, refletindo nossa nova realidade mais caleidoscópica.

*Marco Carnelos é um ex-diplomata italiano. Ele foi designado para a Somália, Austrália e as Nações Unidas. Ele serviu na equipe de política externa de três primeiros-ministros italianos entre 1995 e 2011. Mais recentemente, ele foi enviado especial do coordenador do processo de paz no Oriente Médio para a Síria para o governo italiano e, até novembro de 2017, embaixador da Itália no Iraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.