29 de nov. de 2022

Paquistão enviará helicóptero de ataque para missão de manutenção da paz da ONU no Mali

 
Fernando Valduga - As Forças Armadas do Paquistão enviarão um helicóptero de ataque para se juntar a uma missão de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali, país da África Ocidental devastado pela violência, depois que várias nações retiraram ou anunciaram planos de retirada de pessoal.

A MINUSMA (Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas no Mali) foi criada em 2013 para apoiar tropas estrangeiras e locais que lutam contra militantes, mas nos últimos meses houve repetidos casos de tensões entre as autoridades malianas e a missão. A MINUSMA tem cerca de 12.000 militares destacados no país. Os três maiores contribuintes são Chade, Bangladesh e Egito.

Farhan Haq, vice-porta-voz de António Guterres, disse: “A Índia fornecerá uma unidade de helicópteros utilitários para a missão de paz da ONU MINUSMA, e todos os três deverão ser implantados até março do próximo ano. Eles fornecem (escolta armada) muito necessária para nossas forças e são essenciais para alerta antecipado e resposta rápida para proteger civis”, disse o porta-voz a repórteres em sua coletiva de imprensa regular na sede da ONU em Nova York. A ONU continua a discutir com os Estados membros a implantação de novos meios e planos para preencher lacunas mais antigas, além daquelas resultantes de recentes anúncios de retiradas.

Apesar da natureza perigosa da MINUSMA, os médicos do Exército do Paquistão servindo em Mopti, uma cidade na quinta região administrativa do Mali, continuaram a atuar, ganhando elogios por seu trabalho. Eles operam um hospital de última geração com 75 profissionais médicos, incluindo 10 mulheres, de acordo com a ONU. O hospital funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e a administração está sempre em alerta. Todas as especialidades são abrangidas, desde a farmácia à ginecologia. No entanto, seu principal objetivo é realizar cirurgias urgentes e salva-vidas quando as forças de paz são feridas, conforme comunicado.

A Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (em francês: Mission multidimensionnelle intégrée des Nations Unies pour la stabilization au Mali, MINUSMA) é uma missão de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali. A MINUSMA foi criada em 25 de abril de 2013 pela Resolução 2100 do Conselho de Segurança das Nações Unidas para estabilizar o país após a rebelião tuaregue de 2012. Foi oficialmente implantada em 1º de julho e se tornou a missão de manutenção da paz mais perigosa da ONU, com 209 soldados mortos em uma força de cerca de 15.200. Além da MINUSMA, existem atualmente mais duas operações internacionais de paz no Mali. Estas são as missões da União Europeia EUCAP Sahel Mali e EUTM Mali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.