SOLICITO POR GENTILEZA PARA QUEM TIVER QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE ESSAS FOTOS ENVIAR PARA MIM VIA E-MAIL - GRATO, PALAZZO.
30 de set. de 2014
KC-390 JÁ TEM DATA PARA DEIXAR O HANGAR
Maior avião já produzido pela empresa, cargueiro fará sua primeira aparição oficial no dia 21 de outubro
Chico Pereira - O gigante está quase pronto e já tem data para sair do hangar. No dia 21 de outubro, o avião cargueiro militar KC-390 fará a sua primeira aparição pública oficial.
Maior avião projetado e produzido pela Embraer, sediada em São José dos Campos, o KC-390 é uma “revolução” tecnológica, um desafio e um marco para a terceira maior fabricante de jatos do mundo.
O avião foi desenvolvido para a FAB (Força Aérea Brasileira) e o programa do jato cargueiro está orçado em US$ 2 bilhões (algo em torno de pelo menos R$ 4,6 bilhões).
No dia 21 de outubro a Embraer realizará o roll out (apresentação oficial) da aeronave, em fase final de montagem na unidade de Gavião Peixoto, cidade localizada nas proximidades de Araraquara.
Será lá a solenidade da apresentação do avião.
O KC-390 não vai voar neste dia. Deve apenas deslizar pela pista e mostrar a sua imponência.
O voo do primeiro protótipo vai ocorrer até o final do ano. O Vale apurou que o KC-390 deve ganhar os ares em dezembro, ainda sem data definida.
Até lá, o jato será submetido a testes em terra, procedimento previsto no projeto.
Montagem. D e acordo com a Embraer Defesa & Segurança, responsável pelo desenvolvimento da aeronave, recentemente ocorreu a junção da asa com a fuselagem do primeiro protótipo que, no momento, está na fase de instalação de sistemas internos.
Tudo isso na unidade de Gavião Peixoto, onde será a produção seriada do jato.
Para acomodar toda a linha de produção, a Embraer construiu mais de 30 mil metros quadrados de hangares.
Missão. O KC-390 pode desenvolver diversas missões. Servirá para transporte de tropas, materiais e também como avião reabastecedor em voo.
Haverá também uma versão civil, para emprego médico e auxílio a operações referentes a desastres naturais e transporte de carga postal.
Um dos fundadores da Embraer, o engenheiro Ozires Silva afirmou que o jato cargueiro é uma aeronave “maravilhosa, de última geração”.
“Um avião extremamente moderno tecnologicamente, um orgulho para a Embraer e para o Brasil. A materialização de um sonho”, disse.
Diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em São José dos Campos, Almir Fernandes destacou a importância do projeto para as empresas fornecedoras da Embraer na região.
“Além da geração de empregos, o programa é um desafio tecnológico para os fornecedores, será um marco”, disse.
A Embraer Defesa & Segurança estima que o mercado potencial de aeronaves no qual o cargueiro militar brasileiro a KC-390 irá competir é de pelo menos 728 unidades.
Em maio, durante a inauguração das instalações em Gavião Peixoto para a produção do jato, o presidente da Embraer Defesa & e Segurança, Jackson Schneider, relatou que a meta da Embraer é abocanhar uma fatia de 15% a 20% desse mercado.
A empresa já conta com 32 cartas de intenção de compra do avião, entre os interessados estão Argentina, Portugal, República Tcheca e Colômbia.
Compra. Em maio deste ano, a FAB (Força Aérea Brasileira) anunciou a compra de 28 unidades do jato, em contrato no valor de R$ 7,2 bilhões.
O contrato prevê a aquisição das aeronaves em um período de 12 anos, com a entrega do primeiro jato militar para o final de 2016.
O acordo contempla também o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção.
À ocasião, o ministro da Defesa, Celso Amorim, frisou que o contrato é uma sinalização importante e demonstra a confiança da FAB no produto e que ajudará nas vendas da aeronave para outros países.
Na FAB, o KC-390 irá substituir a frota de turboélices Hércules C-130, fabricado nos Estados Unidos desde a década de 1950.
Parceria. No ano passado, a Embraer firmou parceria com a norte-americana Boeing para promoção e venda do cargueiro militar.
Pelo acordo, a Boeing irá liderar as campanhas de vendas do KC-390, oferecendo também suporte e treinamento, nos EUA, no Reino Unido e em mercados selecionados do Oriente Médio.
Potencial. Para Expedito Bastos, especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), o jato da Embraer tem grande potencial de mercado.
“Sem dúvida, a parceria estabelecida pela empresa com países europeus pode abrir um enorme mercado para o KC-390”, declarou.
O especialista analisa que o novo jato representa um salto da Embraer no segmento de Defesa, que é muito disputado em todo o mundo.
“É um produto para um nicho do segmento de Defesa que a Embraer planeja competir”, destacou Expedito.
O VALE
ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA A CAVALGADA DE TARAUACÁ, MARCANDO A ABERTURA DA EXPOACRE TARAUACÁ
No dia 01 de Outubro, acontecerá a Cavalgada de Tarauacá, marcando a abertura da Expoacre Tarauacá nos dias 01, 02 e 03 de Outubro. Cavaleiros e interessados em participar podem se inscrever gratuitamente, no escritório da Fazenda Castelinho, localizado na Galeria Ricardo, sala 20, até SEXTA-FEIRA (26). Mais informações pelo celular (68) 9988- 7731 e (68) 9944-2330.
A realização da cavalgada reserva diversas atrações aos participantes. A festa começa às 16 horas da tarde de quarta-feira (01), com concentração na estrada da Fazenda Jaburu, conforme segue abaixo no regulamento, juntamente com o percurso, com a participação das comitivas. As pessoas que não irá compor as comitivas, e acompanharão em cavalos particulares, também deverão fazer suas inscrições, e as que ainda não tem podem comparecer no escritório e informar-se sobre as comitivas que ainda têm vagas e qual o valor que será pago para agregar-se em uma das comitivas participantes.
De acordo com presidente do Clube do Laço, Sr. Jardim a expectativa é de sucesso no evento. E ele reforça o convite para que a população prestigie a cavalgada. “Queremos convidar e contar com a presença de toda a família Tarauacaense nesta grande festa. Também, queremos convidar nossos amigos dos municípios vizinhos. Sejam todos bem vindos nesta festa e sintam-se bem em Tarauacá”, finalizou.
Os interessados em participar da comitiva Privilege podem ligar 9947-7312, falar com Dj Célio e adquirir sua camiseta Open Bar!
29 de set. de 2014
26 de set. de 2014
APAGÃO NA TELEFONIA, INTERNET E ENERGIA ELÉTRICA CAUSA TRANSTORNOS NO JURUÁ
Falhas no sistema de internet e de telefonia das operadoras Vivo e Oi no Vale do Juruá, estão provocando transtornos aos seus usuários. Para piorar ainda mais a situação, seguidas quedas no sistema de energia da Eletrobras, também tem causado pânico para cerca de 100 mil moradores de Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos.
Comerciantes, indústrias e setor público reclamam de oscilações e interrupções constantes nos serviços de telefone, internet e energia, que perduram há duas semanas.
Entre os municípios mais afetados estão, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Guajará (AM).
Nesta quarta-feira, 24, na segunda maior cidade do estado do acre, Cruzeiro do Sul, clientes e usuários ficaram mais de 8 horas sem sistema de telefones e internet; bairros também foram afetados por queda de energia no inicio da noite.
Em alguns bancos, clientes foram alguns dos principais prejudicados pelo caos da queda da internet e telefonia celular de algumas operadoras. Ao longo da tarde, o serviço bancário oscilou bastante, com algumas agências completamente fora do ar ao longo de todo o período. As pessoas que chegavam aos bancos eram orientadas a voltar mais tarde ou procurar outra agência que estivesse com o sistema funcionando.
O comércio também sofreu com a instabilidade da conexão. Lojas e restaurantes perderam vendas com a queda nas conexões das máquinas de cartão de débito e crédito. “Não consegui acessar o SPC e não posso arriscar abrir crediário para clientes sem saber o histórico deles. Tive que pedir para uma cliente voltar mais tarde, quando a internet já estivesse novamente no ar”, disse comerciante do centro.
As empresas Oi e Vivo, não dispõe aos seus clientes e usuários de escritórios na região. Segundo um servidor que trabalhar para uma empresa prestadora de serviço para a Oi, o problema estaria acontecendo em uma central, localizada no estado do Mato Grosso e que não há previsão para normalização dos serviços.
Até o fechamento dessa edição não foi possível o contato com o escritório local da Eletrobras Distribuição Acre em Cruzeiro do Sul.
Erisney Mesquita da Redação do Juruaonline.
MPE DEVE ABRIR CONCURSO PARA 30 VAGAS NO INÍCIO DE 2015; SALÁRIO CHEGA A R$ 4,3 MIL
A oferta será de 30 vagas e para concorrer será necessário possuir ensino médio completo.
Blog Vou Passar - A publicação do edital do concurso inédito para o cargo de agente de segurança do Ministério Público do Acre (MP/AC) está prevista para ocorrer já no início de 2015. A projeção é do chefe do departamento de gestão de pessoas do órgão, Ronney Silva de Araújo.
O concurso vem sendo aguardado desde abril, quando o procurador geral da justiça, Oswaldo D Albuquerque Lima, instituiu a comissão do primeiro certame para a carreira, criada em 17 de fevereiro de 2014, pela lei estadual 2.860.
Porém, para que o edital possa efetivamente ser publicado é necessário antes regulamentar a carreira. De acordo com o chefe de RH do MP/AC, uma proposta de regulamentação já foi elaborada e deve ser apreciada nas próximas semanas pelo Colégio de Procuradores da Justiça.
Uma vez aprovada, o órgão poderá elaborar o edital para abertura de inscrições.
A oferta será de 30 vagas e para concorrer será necessário possuir ensino médio completo. A remuneração inicial será de R$ 2.213,60.
O cargo contará com um plano de carreiras com 15 níveis.
Desta forma, as remunerações, durante o exercício, passarão a ser as seguintes: R$ 2.324,28 no nível dois, R$ 2.449,49 no três, R$ 2.562,64 no quatro, R$ 2.690,64 no cinco, R$ 2.825,18 no seis, R$ 2.996,44 no sete, R$ 3.114,76 no oito, R$ 3.270,50 no nove, R$ 3.434,02 no dez, R$ 3.605,72 no 11, R$ 3.786,01 no 12, R$ 3.975,31 no 13, R$ 4.174,07 no 14 e R$ 4.382,78 no 15.
25 de set. de 2014
SIERRA NEVADA E EMBRAER APRESENTAM PRIMEIRO SUPER TUCANO FEITO NOS EUA PARA O PROGRAMA LAS DA USAF
JACKSONVILLE – Flórida, EUA, - A Sierra Nevada Corporation (SNC) e a Embraer Defesa & Segurança apresentaram hoje o primeiro avião A-29 Super Tucano fabricado nos Estados Unidos a autoridades da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e do governo, a representantes da indústria e da comunidade local e à imprensa. A aeronave, que também atua como treinador avançado, é a primeira de 20 que estão sendo entregues à USAF para seu programa de Apoio Aéreo Leve (LAS) para dar apoio à estabilidade do Afeganistão, à medida que o país assuma mais responsabilidade pela segurança com a redistribuição das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
“O LAS é essencial para os objetivos dos Estados Unidos no Afeganistão e para a nossa segurança nacional. A SNC, como principal contratante, está orgulhosamente servindo ao nosso país por meio desta parceria estratégica com a Embraer, ao fornecer uma aeronave superior, treinamento excepcional e manutenção e suporte especializados para esse programa da Força Aérea dos Estados Unidos”, disse o CEO da Sierra Nevada Corporation, Fatih Ozmen. “Estamos empenhados em continuar as entregas dessa importante capacitação para o Afeganistão, dentro do prazo e do orçamento, agora e no futuro, e assim garantir tanto a retirada bem-sucedida de tropas norte-americanas como a segurança e a estabilidade de toda a região”.
“O Super Tucano é uma aeronave turboélice potente e robusta que é capaz de realizar uma ampla gama de missões e, após mais de dez anos em operação, o avião já confirmou ser uma solução de poderio aéreo com ótimo custo-benefício para nações no mundo inteiro”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Essas características, junto com o seu histórico de combate comprovado, o tornam altamente confiável e uma escolha apropriada para a missão LAS”.
“A entrega desta primeira aeronave é um marco significantivo para o programa A-29”, disse o General-Brigadeiro Eric Fick, da Força Aérea dos Estados Unidos. “Esta entrega representa o surgimento de uma capacitação importante para o Afeganistão e estamos muito satisfeitos que a Sierra Nevada Corporation e a Embraer tenham conseguido entregar a aeronave dentro do prazo, para o início do treinamento de instrutores na Base Aérea de Moody”.
“A cidade de Jacksonville é um centro de excelência da aviação militar tradicional, com uma reputação que novamente assume um papel relevante com a apresentação da aeronave A-29 Super Tucano”, disse o deputado Ander Crenshaw, integrante da Subcomissão de Verbas de Defesa da Câmara dos Deputados Federais dos EUA. “Fabricado por uma equipe altamente qualificada e especializada, essa aeronave é peça vital para a segurança do Afeganistão e daquela região do mundo. Todos nós podemos nos orgulhar do trabalho por trás da montagem do Super Tucano – trabalho que sustenta a nossa segurança nacional e no mundo inteiro e ajuda a manter forte a nossa economia local e regional”.
No dia 27 de fevereiro de 2013, a USAF concedeu o contrato do programa LAS à SNC para fornecer 20 aeronaves A-29 Super Tucano da Embraer, bem como equipamentos para treinamento em solo, treinamento de pilotos e mecânicos e suporte logístico. As aeronaves serão utilizadas para desempenhar missões de apoio aéreo tático, reconhecimento e treinamento para as forças militares do Afeganistão. Em março de 2013, a Embraer oficialmente inaugurou instalações com 3.716 metros quadrados na cidade de Jacksonville, na Flórida, para produzir as aeronaves do programa LAS e já contratou 72 funcionários. As instalações em Jacksonville realizam as etapas de pré-equipagem, montagem mecânica e estrutural, instalação e teste de sistemas e testes em voo das aeronaves A-29. Por meio do programa LAS, a Sierra Nevada e a Embraer ajudam a manter mais de 1.400 empregos em mais de 100 empresas nos Estados Unidos.
O Super Tucano é um turboélice de apoio aéreo tático e treinamento avançado utilizado atualmente por nove forças aéreas na África, Ásia-Pacífico e América Latina. Após mais de dez anos em operação, o Super Tucano já acumulou um excelente histórico de desempenho: mais de 230 mil horas de voo e 31 mil horas em combate. A Embraer já recebeu mais de 210 pedidos firmes e entregou mais de 170 exemplares da aeronave. Para mais informações, visite www.BuiltForTheMission.com.
Sobre a Sierra Nevada Corporation
A Sierra Nevada Corporation (SNC), com matriz na cidade de Sparks, no Estado de Nevada, é uma das empresas privadas dos Estados Unidos que cresce mais rápido e está entre as “10 Empresas Mais Inovadoras do Mundo no Espaço (World’s Top 10 Most Innovative Companies in Space). Sob a liderança do CEO Fatih Ozmen e da Presidente Eren Ozmen, a SNC tem mais de 3 mil empregados trabalhando em 31 localidades em 17 estados. As seis áreas de negócio da empresa são dedicadas a fornecer soluções de tecnologia de ponta para os clientes da SNC. Para mais informações sobre a SNC, visite www.sncorp.com e siga-nos no Facebook/Sierra Nevada Corporation. A Sierra Nevada Corporation e a SNC são marcas registradas da Sierra Nevada Corporation.
Sobre a Embraer S.A.
A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBOVESPA: EMBR3) é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 130 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Para mais informações, visite o site www.embraer.com.br.
BANCÁRIOS DECIDEM ENTRAR EM GREVE A PARTIR DA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA
Bancários durante assembleia em São Paulo nesta quinta-feira (25) (Foto: G1) |
Sindicatos decidiram aderir à greve em ao menos 19 estados mais o DF.
Trabalhadores pedem reajuste salarial e melhoria em condições de trabalho.
Sindicatos de bancários em ao menos 19 estados mais o Distrito Federal decidiram em assembleias realizadas nesta quinta-feira (26) entrar em greve a partir da próxima terça (30), com duração indeterminada, informou em comunicado a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
Os sindicatos reivindicam reajuste salarial de 12,5% e melhorias nas condições de trabalho. Segundo a Contraf-CUT, os trabalhadores recusaram proposta de 7% de reajuste apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na última sexta-feira (19). Funcionários dos bancos públicos também rejeitaram as propostas feitas pelas instituições para as pautas de reivindicações específicas.
Os estados em que sindicatos decidiram aderir à greve foram, além do Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pará, Roraima, Acre, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.
GRUPO DE CUBANOS CHEGA ÀS PRAIS DE MIAMI APÓS TRAVESSIA DE 10 DIAS
Nove imigrantes desembarcaram em Key Biscayne.
Eles disseram que planejaram a viagem durante 3 meses.
Barco improvisado usado para a travessia de nove cubanos até Miami. (Foto: David Adams / Reuters)
- EFE - Os nove imigrantes cubanos que chegaram na terça-feira (23) em uma balsa às praias de Miami, após dez dias de travessia, afirmaram nesta quarta (24) que a viagem demandou cerca de três meses de preparação, segundo informaram meios de comunicação dos Estados Unidos.
Os imigrantes cubanos puseram os pés nas praias de Key Biscayne, muito próximas ao centro da cidade de Miami, em bom estado de saúde, segundo agentes do Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça (CBP).
Tanto os serviços médicos como agentes da Patrulha Fronteiriça se encarregaram de atender os imigrantes logo após sua chegada a território americano.
Antonio Cárdenas Viejo (à esquerda), José Ramón Fuente Lastre (centro) e Yennier Martínez Díaz estavam entre os cubanos imigrantes que chegaram aos EUA após 10 dias no mar. (Foto: Wilfredo Lee / AP Photo)
Os imigrantes cubanos, com idades entre 20 e 40 anos, asseguraram que saíram de Cuba há dez dias, provenientes de Camagüey, ao oriente de Havana.
Em um improvisado encontro com a imprensa nos arredores de Serviço Mundial de Igrejas, a organização que lhes ofereceu refúgio e atendimento após sua chegada ao país, o capitão da embarcação, René Morales, negou que o grupo fizesse parte de uma operação de tráfico ilícito de pessoas, tal como sugeriu inicialmente a Patrulha Fronteiriça.
Segundo relatou, a viagem se iniciou quando um grupo de 14 moradores de Camagüey começaram a preparar uma improvisada embarcação à base de placas de aço, e à qual acrescentaram o motor de um trator soviético modelo T-40.
Menina observa embarcação que tinha um motor de trator como propulsor. (Foto: David Adams / Reuters)
Pouco antes de partir, o grupo, que se reduziu a nove integrantes, entrou em contato com Morales para que conduzisse a embarcação.
Morales afirmou ter aceitado o convite por 'não ver futuro em Cuba'. "Ali você tem que decidir entre comprar comida ou sapatos", disse ao jornal "The Miami Herald".
Após dez dias de navegação, escondendo-se dos guarda-costeira americana, o grupo finalmente chegou a Key Biscayne na tarde de terça.
Desde outubro de 2013 chegaram às praias do sul da Flórida pelo menos 780 imigrantes cubanos, quase o dobro que o ano anterior, segundo números oficiais.
A Lei de Ajuste vigente nos EUA desde 1966 permite que os cubanos que pisem o solo americano possam ficar no país e obter a residência, enquanto os interceptados no mar, mesmo a poucos metros da margem, devem ser devolvidos à ilha.
LEIA TAMBÉM:
Cubana do 'Mais Médicos' abandona o posto no litoral e foge para os EUA
LEIA TAMBÉM:
Cubana do 'Mais Médicos' abandona o posto no litoral e foge para os EUA
ATENÇÃO - SEMÁFOROS (SINAIS), COMEÇAM A FUNCIONAR A PARTIR DE HOJE
Essa imagem foi tirada hoje de manhã e mostra o caos que é o trânsito em Tarauacá. Ontem uma das caçambas que entram pelo bairro novo para despejar sua carga na obra da Av. Avelino Leal foi dar ré e quase passou por cima de duas mulheres que mesmo vendo a caçamba dando ré insistiram em passar por trás da mesma. O Trânsito de Tarauacá é um problema que tem que ser enfrentado com responsabilidade, ao passo que muitas vidas se perderão caso esse trabalho que estão fazendo dure somente alguns dias.
Gostaria que os Agentes de trânsito principalmente os de Rio Branco, (aqueles que dão pau nas provas em alunos que esquecem de abaixar a viseira do capacete, como se eles andassem com ela abaixada), ficasse ao menos um dia na entrada do Bairro Novo.
Foto: Assecom PMT |
Acima foto do que tem que ser uma constante aqui no município.
Com os semáforos ligados, as autoridades têm que se lembrar que as pessoas de fora que passa por aqui não fazem a mínima ideia de que existe um povo que atravessa rua sem olhar. E isso tem que se levado em consideração na hora de um sinistro.
A ÍNDIA CHEGOU A MARTE!
POR SALVADOR NOGUEIRA - A Índia acaba de se tornar o primeiro país asiático a colocar um satélite em órbita de Marte. E o primeiro país do mundo a conseguir isso na primeira tentativa. Num evento eletrizante transmitido ao vivo pela internet, o mundo acompanhou a inserção orbital bem-sucedida da sonda MOM (sigla para Mars Orbiter Mission) no fim da noite desta terça-feira (23).
Concepção artística da MOM, primeira missão indiana a Marte.
Com isso, os indianos conseguiram bater seus rivais locais, China e Japão, no estabelecimento de um artefato em órbita do planeta vermelho. Ambos já haviam lançado espaçonaves com esse objetivo, mas a japonesa Nozomi falhou na inserção em sua rota interplanetária, em 1998, e a chinesa Yinghuo-1 sofreu com a falha de um foguete russo que a levaria a Marte, junto com a sonda russa Fobos-Grunt, em 2011.
A MOM, também chamada informalmente de Mangalyaan (algo como “nave marciana”, em sânscrito), é sem dúvida o maior sucesso do pujante programa espacial indiano, que já enviou uma espaçonave em órbita da Lua com sucesso, tem seus próprios lançadores e centros de lançamento, assim como a capacidade técnica para produzir satélites científicos de alto nível e a ambição de desenvolver um programa tripulado.
A missão marciana foi orçada em cerca de US$ 74 milhões — uma ninharia, em termos de projetos de exploração interplanetários. Sem dúvida é algo que nós, brasileiros, poderíamos estar fazendo, se houvesse determinação e visão em nosso próprio programa espacial. E o entusiasmo que um projeto desses produz certamente trará resultados importantes para a Índia, estimulando mais pessoas a buscar carreiras na ciência e na indústria aeroespacial. Sem falar no prestígio internacional.
“Inovação envolve risco. Somente se aceitarmos o risco, teremos sucesso”, disse o primeiro-ministro Narendra Modi, logo após a confirmação do sucesso, direto do controle da missão. “Nós assumimos esse risco.”
Mas, claro, nada disso aliviou a tensão momentos antes da confirmação da inserção orbital.
MEIA HORA NERVOSA
Uma primeira salva de palmas efusiva aconteceu exatamente às 23h. O disparo dos motores foi confirmado. E então a pequena MOM se escondeu atrás de Marte, com o planeta vermelho bloqueando o sinal da sonda captado na Terra. O “blecaute” durou por 24 minutos. Longos 24 minutos de tensão. Se tudo corresse bem, o fim do voo propulsado, com a consequente inserção orbital, aconteceria coisa de três minutos antes do fim do silêncio de rádio. Os engenheiros da ISRO (Organização de Pesquisa Espacial Indiana, a Nasa da Índia) esperaram. Esperaram e esperaram.
Então, às 23h30, a mais entusiástica salva de palmas confirmou o retorno do sinal. Manobra bem-sucedida. A MOM estava capturada numa órbita em torno de Marte!
A sonda indiana se junta a outras quatro espaçonaves atualmente operando em torno do planeta vermelho — as antigas Mars Odyssey (EUA), Mars Express (Europa) e Mars Reconnaissance Orbiter (EUA), e a recém-chegada Maven (EUA).
Com cinco instrumentos, os indianos farão imagens da superfície marciana e analisarão a composição da atmosfera, procurando nela sinais de metano — gás possivelmente ligado a atividade biológica. Para os íntimos, vida. A exploração de Marte fica mais entusiasmante a cada dia!
Parabéns à Índia pelo incrível sucesso!
ESTADO ISLÂMICO AVANÇA SOBRE CIDADE CURDA SÍRIA APÓS BOMBARDEIOS DOS USA E ALIADOS
Por Jonny Hogg e Tom Perry - O Estado Islâmico enviou reforços para seus combatentes que enfrentam forças curdas pelo controle de uma cidade síria na fronteira com a Turquia, um remanejamento desencadeado pelos ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos contra o grupo em outras áreas, disse um oficial militar curdo.
Ocalan Iso, vice-líder das forças curdas que defendem a cidade de Kobani perto da fronteira turca, disse que mais tanques de guerra e combatentes do Estado Islâmico chegaram desde que a coalizão liderada pelos EUA iniciou ataques aéreos contra o grupo na terça-feira.
“O número de seus combatentes aumentou, o número de seus tanques aumentou desde o bombardeio de Raqqa”, disse Iso à Reuters por telefone. Ele repetiu pedidos para que a coalizão liderada pelos EUA expanda seus ataques aéreos para posições do Estado Islâmico perto de Kobani, também conhecida como Ayn al-Arab. “Kobani está em perigo”, disse ele.
Os ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Síria até agora tiveram como alvo as províncias de Raqqa, Deir al-Zor e Hasakah. O Estado Islâmico lançou uma grande ofensiva contra Kobani na semana passada, forçando quase 140 mil curdos sírios a fugir pela fronteira para dentro da Turquia em poucos dias - o maior e mais rápido êxodo de civis desde o começo do conflito na Síria, em 2011.
Iso disse que combatentes do Estado Islâmico avançaram para dentro de um raio de 8 quilômetros ao sul de Kobani - o mais perto que chegaram em qualquer estágio da mais recente ofensiva.
“Pedimos que forças americanas atinjam suas posições. Eles estão a 8 quilômetros de Kobani. Eles estavam a 25 quilômetros antes”, disse Iso.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos, que monitora a violência no conflito, relatou mais cedo ter havido ataques aéreos sobre posições do Estado Islâmico a oeste de Kobani realizados por aviões que, aparentemente, vieram de território turco.
Mas autoridades curdas em Kobani não puderam confirmar o relato, e a Turquia disse que nem seu espaço aéreo nem a base dos EUA no sul do país foram utilizados para realizar ataques aéreos
23 de set. de 2014
22 de set. de 2014
GOVERNO BRASILEIRO REDUZ A 0,9% PREVISÃO DE CRESCIMENTO DO PIB EM 2014
- O governo federal reduziu pela metade sua previsão de crescimento da economia brasileira em 2014 a 0,90 por cento, ante 1,8 por cento na previsão anterior, de acordo com o relatório bimestral de receitas e despesas, divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério do Planejamento.
A estimativa para o desempenho da economia este ano, apesar da revisão para baixo, é muito melhor do que a projeção dos agentes econômicos ouvidos para o Boletim Focus do Banco Central, de crescimento de 0,3 por cento.
No relatório, elaborado também pelo Ministério da Fazenda, o governo manteve a previsão para a inflação deste ano em 6,20 por cento pelo IPCA, ante estimativa do Boletim Focus de 6,3 por cento.
A estimativa para receita líquida total foi reduzida em 10,5 bilhões de reais, para 1,084 trilhão de reais neste ano, mesmo com o governo elevando em 1,5 bilhão de reais a previsão das receitas com dividendos. "Houve queda em praticamente todas as projeções dos tributos", relata o documento.
Para compensar parcialmente a queda na estimativa de receita, o governo disse que irá sacar 3,5 bilhões de reais do Fundo Soberano do Brasil (FSB).
Com isso, a queda efetiva na projeção de receita passou a 7,041 bilhões de reais, valor que foi compensando com corte similar nas despesas primárias obrigatórias, que passaram a 667,7 bilhões de reais.
Os maiores cortes nas previsões de despesas ocorreram nas transferências do Tesouro Nacional para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), cujas dotações caíram para 9 bilhões de reais, ante 13 bilhões de reais previstos anteriormente, e nos subsídios, cortados em 3 bilhões de reais.
Num cenário marcado por arrecadação tributária estagnada, elevado peso das renúncias tributárias e baixos resultados fiscais entre janeiro e junho, o relatório das contas do governo não faz referência ao cumprimento da meta de 2014 de superávit primário de 99 bilhões de reais, equivalente a 1,9 por cento do PIB.
Em 12 meses encerrados em julho, essa economia para o pagamento dos juros da dívida pública estava em apenas 1,22 por cento do PIB, indicando a grande dificuldade do governo em atingir o alvo.
JOVEM CRIA FITA PARA PLANTIO QUE AUMENTA PRODUTIVIDADE DE PEQUENO AGRICULTOR
O engenheiro agrônomo Mateus Marrafon criou uma tira de fibra de celulose com a quantidade certa de sementes dispostas com o afastamento adequado. Ao agricultor, cabe apenas enterrar essa fita no solo
Mateus Marrafon, 29, inventor da fita agrícola (Pilar Olivares/Bill & Melinda Gates Foundation/VEJA)
Juliana Santos - Para o pequeno agricultor, o posicionamento das sementes no plantio é um dos grandes desafios. Pode parecer de pouca importância, mas essa decisão determina a produtividade do terreno. Próximas demais umas das outras, as sementes germinam competindo entre si por alimento, o que faz com que se desenvolvam menos. Mais afastadas do que o necessário, a produtividade para um mesmo espaço de terra cai, prejudicando o agricultor. Depois de vivenciar esse problema de perto, semeando milho com sua mãe em Iracemápolis, no interior de São Paulo, o engenheiro agrônomo Mateus Marrafon encontrou uma solução simples e inovadora.
Aos 29 anos, o pesquisador do Instituto Kairós de Itu criou uma fita de fibra de celulose em que a quantidade certa de sementes é colocada com o afastamento adequado. Cabe ao agricultor apenas enterrar essa fita no solo, o que pode ser feito manualmente ou com o uso de máquinas agrícolas. A fita se degrada na presença de umidade, deixando a semente livre para germinar. "Os pequenos agricultores geralmente plantam do jeito que seus avós sempre plantaram e dificilmente têm um agrônomo para ajudar e regular a máquina. Com a fita a gente garante que ele plante a melhor quantidade de sementes para a área que tem", explica Marrafon.
Financiamento — Mateus teve essa ideia antes de ingressar na faculdade de agronomia, mas foi lá que começou a desenvolver o projeto. Os primeiros testes foram feitos em 2006, e no ano passado a iniciativa recebeu, por meio do programa Grand Challenges Explorations (GCE) da Fundação Bill & Melina Gates, um financiamento de 100 000 dólares. O custo da fita pronta varia conforme o tipo de semente utilizado e a preparação feita com ela. Para o plantio de milho, com uma das melhores sementes disponíveis, o custo é de 30 centavos por metro. Marrafon explica que o custo pode ser reduzido de acordo com a necessidade do agricultor. Em escala comercial, a produção fica mais barata.
Além de permitir um espaçamento adequado no plantio, a fita tem a vantagem de auxiliar a balancear os micronutrientes encontrados no solo, melhorando a qualidade da safra. O método pode ser utilizado com qualquer tipo de semente e de cultura, personalizado para diferentes solo e para a região onde as sementes serão plantadas. Por absorver umidade do solo, a fita aumenta o contato da semente com a água, fazendo com que ela germine de forma mais rápida e uniforme.
Outra vantagem desse tipo de plantio é que ele permite acelerar a semeadura. Com as máquinas usadas para o método tradicional, a recomendação é que o plantio do milho, por exemplo, seja feito a uma velocidade entre 6 a 8 quilômetros por hora. Marrafon afirma que alguns produtores chegam até a 12 km/h, mas assim arriscam comprometer a qualidade da distribuição de sementes. Com a fita, essa interferência deixa de existir. "O agricultor pode acelerar o quando quiser, contanto que o terreno e a resistência da fita permitam." Em testes, a fita já suportou 28 km/h, e o pesquisador acredita ser possível superar essa marca.
Também para o milho, o pesquisador criou uma fita especial, com o chamado espaçamento perfeito. Melhorando o espaçamento entre as fileiras de plantio e intercalando a posição das sementes, esse método, voltado para o pequeno agricultor, garante 50% de aumento na produção. A posição das folhas do milho também é controlada por meio das sementes, garantindo que uma não faça sombra na outra e aumentando a fotossíntese realizada.
Marrafon desenvolve a pesquisa atualmente em um espaço pessoal, sem ligação com universidades ou instituições de pesquisa. Seu principal objetivo é difundir o uso da fita na agricultura familiar, para combater a fome e ajudar no desenvolvimento do país. Um dos planos é criar um programa de "agrônomos sem fronteiras", no qual profissionais ensinariam pequenos agricultores a fazer a fita, regular a máquina e plantá-la. De volta às suas regiões, os produtores tentariam copiar o modelo de plantio, sendo assistidos no que precisassem.
Futuro – O pesquisador busca encontrar novos materiais para compor a fita, principalmente para que seja possível controlar o tempo até o início da germinação. Isso permitiria que o plantio fosse feito apenas uma vez, com as sementes de inverno e de verão juntas. Uma delas degradaria primeiro, e um dos tipos de planta germinaria. Meses depois, feita a colheita, um estimulante seria aplicado ao solo, dando o sinal para a segunda fita degradar e permitir o início do plantio da outra estação. "Ainda não é possível, mas acredito que em até sete anos vamos resolver isso", acredita Marrafon.
Se você também quer fazer a diferença, inscreva-se no Prêmio Jovens Inspiradores 2014. Promovido por VEJA.com em parceria com Companhia de Talentos, Abril Plug and Play e Chivas, o concurso vai identificar e encorajar estudantes ou recém-formados com idades entre 18 e 34 anos com espírito de liderança e comprometimento permanente com a busca da excelência. O objetivo maior é ajudar a preparar líderes capazes de desatar os nós dos setores público e privado que ainda impedem o Brasil de avançar. O concurso vai premiar dez finalistas com iPads e troféus; quatro grandes vencedores ganharão também bolsas de estudo no exterior e um ano de orientação profissional ("mentoring"). Nesta edição, haverá uma categoria adicional voltada a empreendedores com idades entre 25 e 34 anos: um prêmio de 100.000 reais será destinado ao projeto ou empresa do vencedor.
GUERRILHEIROS MANTÊM FILHO DE BRASILEIRO SEQUESTRADO NO PARAGUAI
Um adolescente de 16 anos, filho do produtor rural brasileiro, Alcido Fick, continua mantido refém de guerrilheiros no Paraguai, após 172 de negociações.
Guerrilheiros mantêm filho de brasileiro sequestrado no Paraguai Reprodução / Facebook INTERNACIONAL
NOTICIAS AO MINUTO - Arlan Fick, de 16 anos, continua mantido refém de guerrilheiros do Paraguai.
A polícia prepara agora uma operação para conseguir resgatar o filho do produtor rural brasileiro, Alcido Fick, que continua nas ‘mãos’ dos guerrilheiros, depois de 172 dias de sequestro.
A família de Arlan chegou a depositar o dinheiro exigido para a sua libertação, cerca de R$ 1 milhão (US$ 500 mil), mas o prometido não foi cumprido. De acordo com o jornal paraguaio ABC, os guerrilheiros disseram que só aceitam a libertação do refém se os líderes do EPP forem também libertados.
21 de set. de 2014
DA SÉRIE: ERA UMA VEZ - DUAS CAÇAMBAS
Era uma vez duas caçambas, uma branca e uma vermelha. Ambas tinham motoristas que trafegavam dentro da cidade igual a loucos. Um belo dia, melhor dizendo, em um dia cinzento os dois atropelaram duas pessoas em locais diferentes. Coincidência? Não, Imprudência!
Aí já sabem, foi aquela choradeira na frente do juiz.
Os donos culpavam seus motoristas e os motoristas culpavam o Detran, por não haver placas de limites de velocidade nas ruas, por onde eles voavam, droga, ("quero dizer passavam"), o Detran culpava...
De quem é a culpa não importava mais. Duas vidas foram tiradas da face da terra. Não sei quanto aos outros, mas pra mim, uma vida não tem preço. Reflita, para Deus indenizações não redimem culpas. Aguardem o tribunal dele.
20 de set. de 2014
ACREANA DO JURUÁ REPRENSENTARÁ O AMAZONAS NO MISS BRASIL 2014
O concurso Miss Brasil 2014 terá duas candidatas acreanas. Iasmyne Sampaio, 19 anos, e Ytala Narjjara, de 20 anos. Iasmyne é a que representa o Acre e Ytala Narjjara, representa o Amazonas, embora seja nascida em Cruzeiro do Sul (AC).
As belas estão confinadas em um hotel em Fortaleza, onde ocorrerá o Miss Brasil 2014, nas preparações de etiquetas, saúde, leitura, dança enfim, todo um comportamento digno de uma miss. Além disso, visitam os pontos turísticos da cidade.
Ytala Narjjara nasceu em Cruzeiro do Sul, mas, radicada na cidade vizinha de Ipixuna (AM), município localizado a 1.367km da capital amazonense. Ytala é formada em Aviação Civil, aguarda o brevê de comandante e já trabalha como aviadora. A bela ainda cursa Arquitetura e Urbanismo.
Iasmyne Sampaio, que representa o Acre, tem 1,74m, é modelo e acadêmica de Arquitetura e Urbanismo.
O Miss Brasil 2014 terá transmissão ao vivo pela Rede Bandeirante de Televisão, a partir das 22h15 (Horário de Brasília) 20h no estado Acre.
A miss vencedora levará para casa a coroa com cerca de 2 mil pedras, entre elas 900 diamantes híbridos, avaliada em R$ 14 mil. Além de outros prêmios.
CHEGADA DE NOVA FRENTE FRIA BAIXA A TEMPERATURA NO ACRE NESTE FINAL DE SEMNA, PREVÊ SIPAM
Temperatura máxima deverá ter um suave declínio.
O forte calor com altas temperaturas deve dar um trégua para os acreanos neste final de semana. De acordo com previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a temperatura deve cair em todo o estado do Acre devido a chegada de uma nova frente fria com chuvas e rajadas de ventos.
Temperatura deve cair em todo o estado do Acre |
Neste sábado (20), o céu estará parcialmente nublado com a possibilidade de chuvas à tarde.
Mesmo com a chegada da frente fria, a temperatura não irá cair bruscamente. Segundo a previsão do Sipam, a frente fria deve chegar ao estado neste domingo e ocasionar um suave declínio nas temperaturas máximas.
Rio Branco, Brasiléia e Acrelândia devem apresentar temperaturas mínimas de 21ºC. Já Sena Madureira e Cruzeiro do Sul chegam a 20ºC e 22ºC, respectivamente.