Material de extensão
Folder
Texto da carta enviada aos Vereadores, Prefeitos e Secretários do Meio Ambiente de cada um dos oito municípios
Ilmo. Sr. (a)
Já não existe dúvida científica sobre a relação direta entre as florestas, os rios e igarapés da Amazônia. A quantidade e a qualidade da água que corre e que é usada para abastecer as populações urbanas dependem da existência de florestas nas margens, florestas estas chamadas de Mata Ciliar.
As árvores existentes nas matas ciliares evitam o desbarrancamento, a erosão dos solos e o assoreamento dos rios. Sem a Mata Ciliar os rios ficam mais rasos, as secas acontecem mais vezes e as alagações são mais intensas. Resultado: os barcos não navegam no período de estiagem, os peixes somem, faltará água na cidade e haverá pessoas desabrigadas pelas enchentes.
Com um comportamento que desagrada à população, uma vez que os rios ora estão apartando ora estão alagando, existem dois erros que não se pode cometer: culpar o rio e achar que não há solução. Pensando nisso os Engenheiros Florestais da Ufac aprovaram no CNPq um projeto denominado Ciliar Só-Rio Acre, para estudar a Mata Ciliar do nosso mais importante rio.
Imagem da carta |
Com orçamento aproximado de R$ 200.000,00 os pesquisadores estão desenvolvimento uma metodologia para que as prefeituras e órgãos estaduais saibam como proceder para atuar com Mata Ciliar. Todas as informações referentes ao projeto Ciliar Só-Rio Acre, incluindo os contatos de técnicos envolvidos encontram-se Em anexo. Se estiver interessado em discutir mais sobre o assunto ou que a equipe técnica realize uma apresentação em escolas ou para técnicos dessa municipalidade, ficaremos felizes em atender essa demanda.
Ecio Rodrigues
Coordenador do Projeto
Marca texto
FRENTE
Banner
ESPEREMOS QUE ISSO CHEGUE RAPIDAMENTE AOS NOSSOS RIOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.