Defesa TV/Anderson Gabino - Não é de hoje que, por razões diversas, tentativas revisionistas acercam-se do vulto histórico do Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Todas caem em descrédito, pois carecem de qualquer fundamento.
“SIGAM-ME OS QUE FOREM BRASILEIROS”
(Batalha de Itororó, 6 de dezembro de 1868)
O MARECHAL CAXIAS, QUE NUNCA PERDEU UMA BATALHA, NOTABILIZOU-SE, ENTRE OUTRAS VIRTUDES, PELO TRATAMENTO DIGNO E RESPEITOSO QUE DISPENSAVA AOS VENCIDOS. NOS VÁRIOS EPISÓDIOS EM QUE FOI CHAMADO A PACIFICAR PROVÍNCIAS INSURGENTES, SOUBE COMPREENDER AS DIFERENÇAS POLÍTICAS E CULTURAIS QUE GERAVAM ANTAGONISMOS ENTRE OS BRASILEIROS. ASSIM, SEMPRE AGIU PARA PROMOVER A UNIDADE E A INTEGRIDADE NACIONAL.
NO COMANDO DE TROPAS BRASILEIRAS, AO LADO DE BRANCOS, NEGROS, ÍNDIOS E MESTIÇOS, CAXIAS FOI O CONCILIADOR QUE ESTABELECEU A PAZ EM UM AMBIENTE CONTURBADO DE REVOLTAS, ENTRE AS QUAIS A FARROUPILHA, QUE JÁ SE ALONGAVA POR QUASE UMA DÉCADA, PROVOCANDO MORTE E DESUNIÃO DE IRMÃOS BRASILEIROS, NA ENTÃO PROVÍNCIA DO RIO GRANDE DO SUL, DE 1835 A 1845.
OS INTEGRANTES DO EXÉRCITO BRASILEIRO ORGULHAM-SE DE SEU PATRONO CAXIAS, O SÍMBOLO MÁXIMO DA PRÓPRIA UNIDADE NACIONAL BRASILEIRA. GILBERTO FREYRE DEFINE: “CAXIISMO NÃO É CONJUNTO DE VIRTUDES APENAS MILITARES, MAS DE VIRTUDES CÍVICAS, COMUNS A MILITARES E CIVIS. OS “CAXIAS” DEVEM SER TANTO PAISANOS COMO MILITARES. O CAXIISMO DEVERIA SER APRENDIDO TANTO NAS ESCOLAS CIVIS QUANTO NAS MILITARES. É O BRASIL INTEIRO QUE PRECISA DELE”.
TODOS OS DIAS, O EXEMPLO PATRIÓTICO DE CAXIAS É REPETIDO POR MILHÕES DE BRASILEIRAS E BRASILEIROS, CIVIS OU MILITARES, DE TODAS AS RAÇAS, O QUE CONTRIBUI PARA A NOSSA PLURALIDADE CULTURAL E PARA O FORTALECIMENTO DE NOSSA DEMOCRACIA. SIGAM O VELHO MARECHAL AQUELES QUE FOREM BRASILEIROS!
Brasília, DF, 11 de março de 2019
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
Segue abaixo a nota do Exército Brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.