Anderson Gabino - Completam-se, nesta data, 154 anos desde o momento em que o Brasil escreveu, nas páginas de sua história, uma de suas mais gloriosas passagens: a Batalha Naval do Riachuelo, sua Data Magna.
Neste dia histórico, o Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, o “Almirante Barroso” comandou a Força Naval Brasileira no determinante embate, durante a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870).
Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM)
A Batalha Naval do Riachuelo ocorreu no dia 11 de junho de 1865, na Foz do Riachuelo, afluente do trecho do Rio Paraná. Considerada o maior conflito armado na América do Sul foi o ponto de inflexão da Guerra naquele afluente, e se tornou de suma importância para a vitória dos aliados.
Dotado de fibra e sendo muito perspicaz, o Almirante Barroso pôde, naquela manhã, contrapor-se à investida do adversário, consagrando-se herói nacional. A vitória naquela batalha fez o Brasil assumir a dianteira do conflito, conseguindo que os aliados tivessem acesso às principais artérias do Teatro de Operações da Guerra.
Parabéns, a todos os integrantes de nossa Briosa. Seja do Mar, da Terra ou do Ar, ainda assim você é a Marinha do Brasil.
“O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever!”
“Sustentar o fogo, que a vitória é nossa!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.