2 de mai. de 2020

Trabalhadores descobrem terceira bomba não detonada em canteiro de obras de aeroporto em Okinawa


Os trabalhadores descobriram uma terceira bomba não detonada provavelmente lançada pelas forças americanas durante a Segunda Guerra Mundial no aeroporto de Naha em Okinawa, quarta-feira, 29 de abril de 2020.
CITY OF NAHA

MATTHEW M. BURKE E AYA ICHIHASHI/CAMP FOSTER, OKINAWA - Uma terceira bomba não detonada provavelmente lançada pelas forças americanas durante a Segunda Guerra Mundial foi descoberta no aeroporto de Naha, provocando o fechamento das pistas pela segunda vez, disseram autoridades japonesas nesta semana.

O explosivo de 550 quilos, como os dois descobertos anteriormente, mediu 4 metros de comprimento por cerca de um metro de diâmetro, disse um porta-voz do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão em Naha nesta quinta-feira. Ela foi descoberta por equipes de trabalhadores da construção às 2:10 da manhã de quarta-feira perto da pista nº 1 do aeroporto.

A bomba foi desenterrada a menos de 30 metros das duas anteriores, disse um porta-voz da cidade de Naha.

Uma placa de proteção foi colocada sobre o artefato pela cidade de Naha por volta das 6h de quarta-feira, antes dos voos programados para esse dia, disse o porta-voz do ministério. A pista nº 1 foi fechada pendente de eliminação pela Força terrestre de autodefesa do Japão, mas nenhum voo foi atrasado ou cancelado como resultado. O Aeroporto de Naha tem duas pistas.

A pista nº 1 foi fechada pela última vez em 17 de abril depois que a primeira bomba foi descoberta, disseram autoridades na época. Uma segunda bomba foi descoberta em 23 de abril enquanto os preparativos estavam sendo feitos para desarmar a primeira.

Ambas as bombas foram desarmadas no domingo, disse o porta-voz da cidade de Naha. A pista nº 1 foi reaberta na segunda-feira.

As autoridades ainda não estabeleceram uma data para desarmar a bomba descoberta mais recentemente, disse o funcionário da cidade. Eles estão coordenando com o JGSDF e a polícia e vão "fazer acontecer o mais rápido possível".

"Não é tão raro encontrar um conjunto de bombas em uma área tão próxima como esta, mas não fizemos uma descoberta semelhante [na cidade] por cerca de dois anos", disse o funcionário da cidade. "Existe a possibilidade de vermos mais bombas como esta até que a construção da estrada seja concluída pela pista."

Alguns governantes descobrem terceira bomba não detonada no canteiro de obras do aeroporto em Okinawa

A 15ª Brigada JGSDF descarta aproximadamente 600 bombas anualmente, de acordo com seu site.

Desde 22 de abril foram descartadas 38.064 bombas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.