1 de ago. de 2020

IMAGENS: Typhoons da RAF interceptam formação de aeronaves militares russas sobre o Mar Báltico


A imagem mostra uma interceptação de aeronaves russas IL-38 ‘May’ e SU-27 Flanker B na área do Mar Báltico por um Typhoon do Esquadrão 6 da RAF durante a Op. AZOTIZE, em 30 de julho de 2020. (Foto: Sqn Ldr Metcalfe)
Fernando Valduga  - Os caças Typhoon da Royal Air Force (RAF) atualmente operando na Lituânia interceptaram uma formação de aeronaves militares russas que operavam sobre o Mar Báltico.

Os Typhoons, do Esquadrão 6, da Base da RAF de Lossiemouth, abordaram a formação russa para identificar sua composição e estabeleceram que era uma aeronave de patrulha marítima IL-38 ‘MAY’, sendo escoltada por dois caças SU-27 Flanker B.

A imagem mostra um avião de reconhecimento russo IL-38 ‘May’ na área do Mar Báltico durante interceptação pelos Typhoons da RAF. (Foto: Sqn Ldr Metcalfe)

Esta foi a primeira vez nos últimos anos que a RAF viu e interceptou um ‘MAY’ que estava operando ao lado de um submarino russo da classe OSCAR que os Typhoons fotografaram na superfície enquanto transitiam para o oeste através do Mar Báltico.

Os Typhoons da RAF, operando da Base Aérea de Siauliai na Op. AZOTIZE, avistaram um submarino da Classe OSCAR da Marinha Russa no Mar Báltico, enquanto retornavam de um alerta de reação rápida no dia 30 de julho de 2020. (Foto: Sqn Ldr Metcalfe)
A formação russa foi então monitorada enquanto voava pela Região de Informações de Voo (FIR) da Lituânia (espaço aéreo internacional), para garantir a segurança de outros usuários do espaço aéreo, pois as aeronaves militares russas não registram planos de voo de acordo com a prática internacional padrão.

Essa interceptação segue uma interceptação anterior no início da semana, quando os Typhoons estavam novamente no ar para monitorar os Su-27 Flankers russos enquanto eles transitiam pelo espaço aéreo internacional controlado pela Lituânia.

Um dos Su-27 Flanker que acompanhava o Il-38 ‘May’ no voo sobre o Mar Báltico no dia 30 de julho de 2020. (Foto: Sqn Ldr Metcalfe)

Essas interceptações ocorreram durante uma semana movimentada para a 135ª Ala Aérea Expedicionária (EAW), a Unidade da RAF que está implantada na Lituânia como a contribuição do Reino Unido para a missão de Policiamento Aéreo do Báltico da OTAN. O destacamento também está realizando um treinamento de interoperabilidade da OTAN em Policiamento Aéreo com um destacamento de Eurofighters alemães que foram incorporados na 135ª EAW. O pessoal da RAF também recebeu o Presidente da Lituânia quando ele visitou a base aérea e foi convidado a participar de alguns eventos nacionais da Lituânia, que eles tiveram o prazer de aceitar.

“Nossas operações nesta semana demonstraram o que é a RAF, após concluirmos um exercício de interoperabilidade Typhoon realmente produtivo com a Luftwaffe e, pouco depois, enviamos nossas aeronaves em uma interceptação real, mostrando o profissionalismo e a flexibilidade de toda a equipe”, disse o Wing Commander Stu Gwinnutt, Comandante da 135ª EAW.

A Op AZOTIZE é a contribuição do Reino Unido para a missão de policiamento aéreo do Báltico da OTAN, garantindo a segurança dos céus sobre a Lituânia e os outros Estados Bálticos
Atualmente, a 135ª EAW está operando na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, ao lado de um destacamento de EF-18 Hornets da Força Aérea Espanhola e um destacamento da Força Aérea Francesa sediado na Estônia para cumprir a Missão de Policiamento Aéreo do Báltico da OTAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.