18 de out. de 2020

Filipinas quer mais seis aeronaves Super Tucano

Fernando Valduga - O secretário do Departamento de Defesa Nacional das Filipinas, Delfin Lorenzana, está aberto para adquirir mais seis aeronaves de apoio aéreo aproximado A-29B Super Tucano da Embraer Defesa e Segurança para aumentar as seis que agora estão na frota da Força Aérea Filipina (PAF).

“Eu estava discutindo com o Comandante Geral (chefe do PAF, Tenente-General Allen Paredes) há um tempo (que) ter seis Super Tucanos é bom, mas outros seis seriam melhores”, disse Lorenzana em seu discurso durante a cerimônia de entrega e bênção das seis aeronaves na Base Aérea de Clark, Angeles City, Pampanga na terça-feira.

Outros participantes do evento foram o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas das Filipinas, general Gilbert Gapay, e o embaixador do Brasil em Manila Rodrigo do Amaral Souza.

Lorenzana também agradeceu aos representantes da fabricante brasileira de defesa Embraer Defesa e Segurança pelo apoio na entrega da aeronave e expressou esperança de que o país terá mais negócios com a empresa no futuro.

Quatro das aeronaves de ataque de apoio aproximado Super Tucano chegaram em 19 de setembro passado, enquanto as duas restantes chegaram em 1º de outubro.

“O desafio agora recai sobre a PAF para utilizar, manter e maximizar a utilização com eficácia”, disse Lorenzana.

Segundo ele, a chegada do Super Tucano é um lembrete da “indispensabilidade do poder aéreo” na defesa e segurança nacional.

Os pilotos da empresa Embraer voaram com a aeronave do aeródromo da empresa em São Paulo, Brasil, e fizeram paradas para abastecimento nas Ilhas Canárias, Portugal, Malta, Egito, Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Índia, Tailândia e Vietnã antes de pousar nas Filipinas.

Em entrevista à Agência Filipina de Notícias na quarta-feira, o porta-voz da PAF, Tenente-Coronel Aristides Galang, disse que o pool de pilotos da aeronave A-29B virá de pilotos da Força Aérea Filipina qualificados nas operações com jatos SIAI-Marchetti SF-260 e na aeronave de ataque Rockwell OV-10 “Bronco”.

O porta-voz do Departamento de Defesa, Arsenio Andolong, disse anteriormente que os pilotos da Embraer treinarão os pilotos do PAF selecionados para voar no Super Tucano por dois meses como parte do acordo do Comitê de Inspeção Técnica e Aceitação.

As aeronaves A-29B estavam programadas para serem entregues no final de julho, mas a pandemia da doença do coronavírus (Covid-19) e as subsequentes proibições de viagens distorceram os cronogramas de entrega.

A aeronave, que fará parte da 15ª Ala de Ataque da PAF, reforçará as aeronaves de ataque SF-260 e OV-10 restantes usadas pela Força Aérea Filipina em missões de ataque.

“Eles são substitutos bem-vindos e muito necessários para as aeronaves de apoio aéreo aproximado do PAF, e sua versatilidade de missão e capacidade de transportar uma variedade de munições serão muito úteis em campo”, disse Andolong.

O Super Tucano é uma aeronave turboélice projetada para ataque leve, contra-insurgência, apoio aéreo aproximado, missões de reconhecimento aéreo em ambientes de baixa ameaça, bem como para treinamento de pilotos. O contrato para as seis aeronaves foi emitido no final de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.