22 de out. de 2020

SIMDE e o Deseg/Comdefesa lançam a Frente Parlamentar Ampla da Economia de Defesa e Segurança


João Paulo Moralez - Em uma reunião com expectadores virtuais, por meio de videoconferência, e da participação presencial de um grupo pequeno de pessoas, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em 16 de outubro de 2020, o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e o Deseg/Comdefesa da Fiesp lançaram simbolicamente o manifesto da Frente Parlamentar Ampla da Economia de Defesa e Segurança, que já conta com a adesão de mais de 60 parlamentares entre deputados e senadores.

A ação conta com o apoio do Deputado Federal Luis Philippe de Orléans e Bragança, que esteve presente na reunião explicando o PL 244/2020, de sua autoria, que discorre sobre a possibilidade das Forças de Defesa e Segurança Pública adquirirem produtos sem incidência de impostos, gerando uma economia direta para órgãos na média de 50%. O Deputado Federal Luis Philippe de Orléans e Bragança explicou que abraçou a causa explicitada no PL 244/2020 com a convicção de que países protagonistas precisam ter uma indústria de defesa e segurança forte, porque elas são fonte de geração de empregos, divisas, inovação e desenvolvimento tecnológico.

O Diretor-Presidente do SIMDE e Diretor Titular do Deseg da Fiesp, Carlos Erane de Aguiar, destacou que “a nossa Base Industrial de Defesa há tempos vem sendo atacada, e nós sobreviventes, lutamos, e somente em 2019, exportamos mais de 1,3 bilhão de dólares, geramos 1 milhão de empregos e nos tornamos responsáveis por 3,7 % do PIB nacional. Esse patrimônio é do povo brasileiro e precisa ser tratado com Políticas de Estado. E estas devem nortear as políticas de governo e não o contrário. É fundamental seguirmos a mesma lógica da Indústria de Defesa e Segurança dos países protagonistas no cenário mundial e que é baseada em três pilares: investimento estatal em desenvolvimento e encomendas tecnológicas; aquisições de produtos de Defesa pelas Forças Armadas e órgãos de Segurança Pública; e, sobretudo, de Exportações”.

O Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Marcos Degaut, demonstrou sua imensa satisfação com a mobilização da Base Industrial de Defesa em torno de questões essenciais como a isonomia tributária, regulatória e normativa, essenciais para o fortalecimento de uma atividade estratégica para a nação.

Por fim, a reunião contou com a presença do chefe da Divisão de Promoção, General Duizit Brito, que têm prestado excelentes serviços à frente Secretaria de Produtos de Defesa do MD (SEPROD). Confira o manifesto completo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.