5 de nov. de 2020

AEB promove a 2ª Capacitação GLOBE 2020. Inscrições estão abertas até o dia 13/11

O intuito do evento é promover interação entre professores mediadores e participantes, orientando e capacitando acerca da temática

Nos próximos dias 18, 19 e 20 de novembro, das 17h30 às 19h30, acontecerá a 2ª Capacitação GLOBE 2020 sobre o tema “Protocolo de Nuvens, Ciências Atmosféricas e o Programa GLOBE”. A capacitação é voltada para professores dos Ensinos Fundamental e Médio. Caso existam vagas remanescentes, outros profissionais interessados também poderão participar. O treinamento acontecerá virtualmente e será transmitido pelo canal do YouTube da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A capacitação terá como moderadores os professores Lucas Raoni, Lucas Ferreira da Silva e Manuel Ricardo de Jesus Costa. Todos fazem parte do Projeto "O Programa GLOBE nas escolas brasileiras no âmbito do Ciência na Escola", é uma parceria entre AEB, MCTI e NASA. Por meio dele é ensinado como utilizar os diversos recursos científicos e educacionais para colaborar na disseminação da ciência usando observações e de experimentos simples.

A programação do evento contempla várias ações sobre a temática, incluindo atividades e questionários para os dias 18 e 19, e avaliação final no dia 20, último dia da capacitação. Confira a programação completa:

DATA/PROGRAMAÇÃO

1º dia

- Abertura Equipe AEB; Apresentação, objetivos e programação;

- Tour Site GLOBE: cadastro, informações, e-training, observer, etc.;

- Estrutura do GLOBE, Esferas, Protocolos e Instrumentos;

- Apresentação: “Poluição Atmosférica e Seus Impactos na Saúde”;

- Resumo dos Protocolos de Atmosfera: usos e aplicações;

- Interação Mentimeter;

- Atividade 1º dia;

- Materiais Experimento Nuvem na Garrafa.


2º dia

- Abertura Equipe AEB;

- Apresentação: “Meteorologia: Fundamentos e Aplicações no Centro de Lançamento de Alcântara”;

- Temperatura do Ar, Umidade Relativa do Ar e Aerossóis;

- Precipitação;

- Tipos de Nuvens;

- Mão na Massa: Nuvem na Garrafa;

- GLOBE Observer App: Nuvens;

- Passo a passo: fazendo sua primeira observação no App;

- Atividades 2º dia e questionário.


3º dia

- Abertura Equipe AEB;

- Apresentação: “Meteorologia por satélites: O uso dos produtos de imagens de satélites”;

- Interação Perguntas e Respostas;

- Observações e Satellite Match, ferramentas e curiosidades;

- Terra como um sistema: Bundle esfera de observações;

- Questionário final - “Provinha”;

- Encerramento com a Equipe AEB.


São 100 vagas e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 13, às 23h59, pelo link https://bit.ly/367uMPu.


O PROGRAMA GLOBE

O GLOBE é um programa internacional de ciência e educação ambiental que promove a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos em coletas de dados ambientais e estudos científicos, contribuindo de maneira significativa para a compreensão do meio ambiente em escalas locais, regionais e globais. O Programa GLOBE, que significa Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente (do inglês Global Learning and Observations to Benefit the Environment), tem como missão promover o ensino e a aprendizagem de ciência e matemática, aumentar a consciência de estudantes em todo o mundo sobre o meio ambiente global e contribuir para novas descobertas científicas acerca do planeta Terra.

As atividades do Programa GLOBE iniciaram-se no dia 22 de abril (Dia da Terra) de 1995. No nível internacional, o GLOBE é coordenado pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), que é responsável por administrar os acordos entre governos, gerir o Gabinete de Implementação GLOBE e manter o sistema de dados e informação mundial. A implementação nos demais países ocorre por meio de acordos entre o governo dos Estados Unidos e os governos de cada país parceiro. Hoje, 123 países participam do Programa GLOBE. O Brasil oficializou a sua entrada no Programa GLOBE em junho de 2015, por meio de acordo assinado entre a AEB e a NASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.