Série de articulações e reuniões entre Agência Espacial Brasileira e diversas instituições maranhenses teve o objetivo de aprimorar o PDI-CEA
A agenda oficial teve início na segunda-feira (5) com a participação da AEB no Seminário Técnico do Projeto Arco Norte, promovido pela Federação da Indústria do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Grupo Técnico "Pensar o Maranhão". Durante o evento, foram apresentados os resultados parciais e preliminares dos primeiros estudos sobre o Projeto Arco Norte. Na oportunidade, foram discutidos, ainda, os possíveis vetores de desenvolvimento do Maranhão, estruturados em quatro áreas: indústria, agronegócio, logística e infraestrutura e energia. Conduziram o seminário o presidente da FIEMA, Edilson Baldez; o vice-presidente da FIEMA, Celso Gonçalo; e o coordenador do GT FIEMA, Luiz Fernando Renner. A agenda permitiu troca de conhecimentos sobre diversos aspectos de colaboração e de oportunidades para o crescimento industrial, no contexto de desenvolvimento regional, do Estado do Maranhão e do Brasil.
Também participaram do seminário o superintendente da FIEMA, César Miranda; o coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA, José Polary; o presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão (SIFEMA), Cláudio Azevedo; o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Raimundo Arruda; o superintendente regional do Serviço Social da Indústria (SESI), Diogo Lima; o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (SINDUSCON-MA), Fábio Nahuz; o gerente de logística do Consórcio Alumar, Márcio Fávero; o consultor de relações corporativas da empresa Suzano, Mauro Rangel; o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Allan Kardec Barros; e o professor da Escola Superior de Guerra, Ronaldo Carmona.
Na manhã da terça-feira (6), a reunião ocorreu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), localizado em Alcântara. O encontro foi conduzido pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Jedson Coelho. Também participaram a coordenadora da Unidade Regional da AEB no Maranhão, Thais Durans Abreu; o secretário de Meio Ambiente de Alcântara, Jefferson Feitosa; o secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Junior; e o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Cel. Marcello Correa. Além de representantes da câmara de vereadores e do setor produtivo de Alcântara.
No mesmo dia, Cristiano Trein foi recebido, juntamente com o diretor do CLA, Cel. Marcello Correa, pelo prefeito de Alcântara, o Padre William Guimarães da Silva. Trataram das ações decorrentes da atuação da CDI-CEA, realizadas em Alcântara, e dos impactos a serem gerados no desenvolvimento do município e de seu entorno. Também participaram da audiência o secretário municipal de Governo, Uitamar Lindozo; o secretário de Cultura e Turismo de Alcântara, Jedson Coelho; o secretário municipal de Infraestrutura, Vinícius Metz; e o secretário de Educação, Alessandro Gonçalves.
O foco da discussão esteve na necessidade de envidar esforços conjuntos da Prefeitura de Alcântara e da Câmara de Vereadores em prol da atualização do Plano Diretor do município. É preciso buscar, cada vez mais, sinergia com as necessidades previstas pelo PDI-CEA, como por exemplo, possíveis soluções para a dificuldade de mobilidade entre São Luís e Alcântara.
No dia seguinte, a rodada de reuniões culminou com a 9ª Reunião Ordinária do Plenário da CDI-CEA. Participaram de forma presencial o diretor do CLA, Cel. Marcello Correa, o tecnologista da AEB, Isaac Teles, além de representantes das Secretarias Municipais de Alcântara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.