O voo decolou do Aeroporto Husein Sastranegara em Bandung, Java Ocidental, e rumou 120 km a oeste para a área de teste designada acima de Pelabuhan Ratu a 10.000 pés, antes de seguir para o norte para pousar no Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta em Tangerang, província de Banten para um total de 1 hora e 20 minutos de voo e uma distância total de cerca de 250 km.
O biocombustível, também conhecido como “Bioavtur” na nomenclatura indonésia, é desenvolvido em conjunto pela Pertamina, empresa estatal indonésia de petróleo e gás natural, com o Bandung Institute of Technology (ITB), usando uma mistura de querosene, RBDPKO (Refinado, Óleo de caroço de palma branqueado e desodorizado) e o catalisador desenvolvido pela ITB chamado “Merah Putih” (vermelho e branco).
O combustível específico usado no teste é denominado J2.4, que contém 2,4% das substâncias à base de óleo de palma.
Este teste é parte do roteiro do governo indonésio para atingir 23% de conteúdo de energia renovável até 2035. O desenvolvimento adicional do biocombustível de aviação da Indonésia visa atingir 100% do bioavtur à base de óleo de palma em um futuro próximo e será denominado J100.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.